OPERADORES ARGUMENTATIVOS NA ESCOLA: PROPOSTAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA CRÍTICA

Pedro Lucas Castro

Resumo


Este trabalho é ancorado na perspectiva da análise crítica do discurso e nos fundamentos teóricos presentes nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante dos baixos índices de alfabetismo funcional dos brasileiros, buscamos entender o potencial do ensino de gramática para aprimorar as habilidades de leitura crítica dos nossos alunos. Nosso recorte abarca as conjunções ou operadores discursivos, devido a seu grande poder de direcionar leituras e ocultar visões de mundo ou posicionamentos, conforme já constatado por muitos trabalhos em ACD. Visto que os livros didáticos são tradicionalmente o principal material de trabalho dos professores no nosso país, inclusive no ensino de português, procedemos a uma investigação concernindo algumas das coleções mais usadas no Brasil. Perguntamo-nos acerca do alcance discursivo de suas abordagens e de sua utilidade prática para a formação cidadã de nossos estudantes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.