ENSINANDO GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS: CONECTIVOS E CONEXÃO DE ORAÇÕES

Sílvia Rodrigues Vieira

Resumo


O presente artigo tem por finalidade desenvolver diretrizes e propostas referentes ao tratamento da conexão de orações no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, apresenta, primeiramente, os pressupostos básicos assumidos quanto ao ensino, bem como as concepções de língua/gramática adotadas. Com base nessas concepções, o texto sintetiza a proposta de um “ensino de gramática em três eixos” (VIEIRA, 2014, 2017, 2018). Após a apresentação dos referidos tópicos, ocupa- se, mais especificamente, do tema da conexão de orações, desenvolvendo duas frentes de trabalho: (i) uma de natureza descritiva, em que se apresentam resultados que colaboram na atualização conceitual do tema da conexão; e (ii) outra de natureza mais aplicada, em que se ilustra o tratamento de sub-temas relacionados à conexão de orações, a fim de contribuir com o desenvolvimento de metodologias para o ensino de gramática.

Palavras-chave: Ensino; Gramática; Conectivos; Orações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.