ESTIMAÇÃO DOS ATRIBUTOS RELEVANTES NA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TRANSPORTE INTERCAMPI POR RANDOM FOREST

Autores

  • Tarssio Brito Barreto Programa de Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ícaro Bernardes dos Santos Coutinho Programa de Engenharia Industrial, Universidade Federal da Bahia (UFBA),
  • Jorge Ubirajara Pedreira Júnior Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Karla Patricia Santos Oliveira Rodríguez Esquerre Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

A sustentabilidade de um serviço de transporte público depende da fidelização dos passageiros. Mesmo nas usuais condições vantajosas aos operadores, a adesão dos usuários não é garantida, uma vez que outros modais privados e públicos estão disponíveis aos usuários. Tal vínculo com os passageiros pode ser reforçado ao cumprir as expectativas de qualidade destes. Entretanto mensurar o status atual e importância de atributos de qualidade é tarefa difícil e subjetiva, usualmente realizada através de questionários ao público. O presente trabalho estimou as variáveis mais influentes na satisfação geral dos usuários com o serviço de transporte intercampi da Universidade Federal da Bahia, campus Salvador. Com o auxílio do R e bibliotecas relevantes foi possível extrair dados geográficos de um API, agregar novas variáveis ao banco de dados e efetuar a estimação indireta das variáveis mais relevantes na experiência geral no uso do serviço. Esta estimação foi realizada através do método da random forest e a precisão obtida foi cerca de 97%. As árvores tiveram seu parâmetro de complexidade para a poda estimado por meio de validação cruzada. Os resultados sugerem que a insegurança nos campi é fator significativo a favor da adesão dos usuários ao serviço, mas estes não estão satisfeitos com a segurança provida no mesmo. Ademais, a satisfação global dos usuários com o transporte é mais sensível à pontualidade, a frequência e a disponibilidade de informações sobre o serviço prestado. O curto intervalo entre aulas, ocasionalmente ministradas em diferentes campi, pode justificar tal preocupação com aspectos temporais na performance do serviço. Portanto, sugerem-se estudos que permitam compassar os horários de passagem dos veículos e as necessidades dos usuários levando em conta distúrbios externos como o tráfego local.

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Publicado

2019-07-02

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