AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD ICHS-UFF: A VISÃO DISCENTE

Autores

  • Alessandra dos Santos Simão
  • Luciane Ferreira Alcoforado
  • Lyncoln Sousa de Oliveira
  • Julio Cândido de Meirelles Júnior

Resumo

A expansão ocorrida na EaD nos últimos anos leva a diversos especialistas considerarem a necessidade de avaliar a qualidade dos cursos EaD. Diante desse contexto, o trabalho basea-se na seguinte problemática: Qual a percepção dos discentes sobre a qualidade de ensino do curso de Administração Pública semipresencial do ICHS UFF? A presente pesquisa objetiva avaliar a percepção dos discentes sobre a qualidade de ensino oferecida no curso de graduação em Administração Pública do ICHS UFF. Para cumprir esse objetivo utilizaram-se como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e a aplicação de questionário com os alunos. Para a tabulação e análise dos dados utilizou-se o software R. Como principais resultados pode-se verificar que a percepção de qualidade acerca do curso é regular, visto que as médias ficaram acima de 3,0 (numa escala de 0 a 5). Contudo, verifica-se uma pontuação mais baixa para as questões referentes a Comunicação, principalmente no que se refere na comunicação com o professor/tutor: “rapidez na resposta dos professores/tutores” e “agilidade e eficiência do professor/tutor na solução de problemas”. Como principal contribuição a pesquisa possibilita que a coordenação do curso reavalie a estrutura do curso e possa melhorar o processo de comunicação, assim como os demais quesitos para melhor atender as expectativas dos alunos.
Palavras-chave: educação a distância, qualidade, percepção discente, escala likert.

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Publicado

2019-07-02

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