ESTUDOS AVANÇADOS EM R: VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Autores

  • Beatriz Rodrigues Pinna
  • Larissa Alves
  • Gustavo Rocha

Resumo

Em uma época onde o volume de dados cresce de maneira exponencial, fica nítida a importância da visualização de dados. Além da quantidade destes dados, o número de dimensões e variáveis que um pesquisador pode analisar tornaram algumas representações de dados insuficientes para lidarem com a complexidade dos fenômenos investigados. Para lidar com esta complexidade, elaborou-se uma “gramática” que descreve como mapear variáveis a diferentes características visuais, de modo que relações possam ser exploradas visualmente de maneira intuitiva e que façam mais sentido à cognição humana que uma sequência de matrizes e tabelas (WILKINSON, 2005).
Para entrar neste campo e apresentar algumas ferramentas de visualização de dados, utilizaremos nesse trabalho o software R (R Core Team, 2017) através do RStudio (RStudio Team, 2015). A escolha do R se dá principalmente por ser um software livre e oferecer um conjunto de funções e bibliotecas estatísticas para a elaboração de técnicas gráficas simples e sofisticadas dentro dessa gramática dos gráficos. Desta forma, para a criação de uma aplicação web se faz necessário o estudo de alguns pacotes para a visualização que ajudem a revelar informações sobre os dados.
Para este trabalho foi necessário estudar os principais pacotes para confecção de gráficos interativos para visualizar as características importantes de um conjunto de dados. Os principais pacotes utilizados para representações gráficas são : ggplot2, plotly e highcharter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-02