A pesquisa-intervenção e o vídeo-conceito como resistência ao consumismo digital na formação de professores na modalidade EAD

Autores

  • José Ricardo Kreutz

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22171

Palavras-chave:

Resistência, Consumismo Digital, Civitas, Formação de Professores, Tecnologias

Resumo

Este artigo tem por finalidade potencializar o aprendizado do acadêmico em EAD. Tal reflexão é resultante de pesquisa cujo tema foca a formação de professores em serviço assim como a atuação dos professores no curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O texto inicialmente traz informações sobre o contexto consumista de tecnologias, buscando alguns elementos históricos que constituem nosso modo de subjetivação em relação às tecnologias. Uma vez tendo apresentado este contexto traz o seguinte problema: Que estratégias de resistência ao consumismo digital e quais possibilidades de intervenção são viáveis no contexto da Educação a Distância hoje? Responde a este problema discutindo um conceito ampliado de tecnologia, trazendo idéias de pesquisa-intervenção e vídeo-conceito, assim como apresentando, por fim, algumas experiências de resistência ao consumismo digital e informacional a partir das experiências de trabalho e pesquisa e inclusão tecnológica no âmbito da formação de professores das séries iniciais e educação infantil e as práticas de formação de professores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância.

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Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos