Políticas de pesquisa: da Verdade à produção de verdades

Autores

  • Jéssica da Silva David Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Paulo Gastalho de Bicalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22175

Palavras-chave:

Política de Pesquisa, Metodologia, Política Ontológica, Teoria Ator-Rede, Cartografia

Resumo

Tradicionalmente, a Psicologia tem sido definida em consonância com os princípios de um “realismo euro-americano” (LAW, 2003 e 2004) segundo o qual há uma realidade independente, externa e precedente a qualquer tentativa de conhecê-la. Tomada como a ciência do individuo, da vida privada e da nossa subjetividade, a Psicologia ocupou o lugar do especialista que porta ou desvela a Verdade dos sujeitos. Entretanto, a intervenção nos coloca diante do fato de que, bem distante da já pretendida neutralidade, nossas práticas clínicas, bem como nossas políticas de pesquisa e de escrita, são vetores que produzem realidades e podem tanto fazer proliferar a polifonia de que o mundo é feito, quanto calar muitas vozes em nome da ciência. Propomos, no âmbito deste trabalho, problematizar a verdade e o saber como efeito de relações de poder e, assim, afirmar que conhecer e intervir são dois aspectos indissociáveis. Nesse sentido, toda pesquisa também é intervenção, tornando inseparáveis o conhecer e o fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva David, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Coletivos.

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Psicologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, linha de pesquisa: Processos Psicossociais e Coletivos.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos