Equipes técnicas em ação: estudos de políticas públicas a partir da Teoria Ator-Rede

Jorge Chavez, Leonardo Riet

Resumo


Desde o ano de 2005 até o presente momento, o Estado uruguaio vem implementando um complexo dispositivo de políticas sociais dirigidas a setores vulneráveis da sociedade. Uma destas políticas, definida como prioritária durante o segundo governo progressista (2010-2015), é a atenção a pessoas em situação de rua. Este trabalho é resultado de uma investigação realizada sobre o dispositivo de atenção a esta problemática, focando diretamente as práticas das equipes técnicas multidisciplinares. O objetivo desse artigo é apresentar algumas das ações que realizam as equipes técnicas na execução da política pública, utilizando para sua descrição as ferramentas conceituais da Teoria Ator-Rede. Em seguida, abordamos os processos de subjetivação naqueles que participam das equipes técnicas sob a perspectiva das práticas de governo das condutas, presente nos estudos da governamentalidade

Palavras-chave


Políticas públicas; Equipes técnicas; Teoria Ator-Rede; Governamentalidade; subjetividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i2.22198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Por meio da publicação semestral de artigos inéditos, a AYVU: REVISTA DE PSICOLOGIA tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de seu tempo e suas implicações teóricas e éticas.


Convidamos a todos a navegarem no site da revista para acessar as normas de submissão, diretrizes para autores, números publicados, etc.

Sejam bem-vindos!



Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)