O processo de conhecer e a produção da realidade: reflexões para a atuação em psicologia

Autores

  • Diogo Ximenes Rocio UFRGS
  • Renata Fischer da Silveira Kroeff UFRGS
  • Poti Quartiero Gavillon UFRGS
  • Cleci Maraschin UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i2.22244

Palavras-chave:

autopoiese, representacionismo, solipsismo, psicologia, conhecimento, cognição.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a relação sujeito-objeto e o estatuto da realidade mediante o contraste entre três abordagens: representacionismo, solipsismo e teoria da autopoiese. Utilizamos como recurso narrativo o entrelaçamento entre as proposições explicativas dessas perspectivas e a descrição de uma jornada conceitual realizada por um personagem: um estudante de psicologia. A partir da discussão proposta, abordamos o fenômeno do conhecer como possibilidade de performar realidades e refletimos sobre a relevância que os pressupostos teóricos de cada corrente de pensamento apresentam para a formação profissional na área da psicologia.


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Biografia do Autor

Diogo Ximenes Rocio, UFRGS

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Renata Fischer da Silveira Kroeff, UFRGS

Doutoranda e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Poti Quartiero Gavillon, UFRGS

Doutorando e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Cleci Maraschin, UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

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Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

Artigos