Sala multimídia: novas tecnologias para potencializar o ensino e a aprendizagem

Autores

  • Lúcia Maria Gonçalves da Cruz Santos Colégio Estadual Dulce Petri - Duque de Caxias - RJ

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i2.12626

Resumo

A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Ela é a base do conhecimento para todas as pessoas

Os grandes desafios que os países enfrentam hoje se encontram a melhoria da qualidade do ensino, a permanência dos estudantes na escola e a ampliação do acesso à educação. Tais desafios estão associados ao papel cada vez mais importante que a educação vem assumindo em todo o mundo por sua relevância na busca do desenvolvimento sustentável da sociedade, na construção da cidadania e no combate à exclusão social. A construção de políticas públicas baseadas nessa perspectiva constitui-se estratégia primordial para assegurar a universalização do acesso, a permanência e a aprendizagem em todas as etapas da educação básica. A mudança de ideologia impregnada na sociedade, uma alteração da concepção de ensino e do papel da escola enquanto instituição social. Busca-se uma escola democrática, pluralista, que venha valorizar a diversidade frente às problemáticas sociais perpassadas pelo educador e educando.

No Colégio Estadual Dulce Petri buscamos constantemente melhorar a qualidade do ensino, através de aulas atrativas e projetos multidisciplinares. Um dos fatores que influenciam a aprendizagem é o ambiente, o espaço onde é realizada a aprendizagem. Pensando nisso, apesar do pouco espaço físico que a Unidade Escolar tem, optamos em transformar um dos espaços e criar a sala multimídia.

Para realização deste projeto o valor solicitado ao edital será de R$ 27.439,00, que será destinado a reforma da sala, material de consumo, compra de mobiliário e de equipamento multimídia e serviços.

O projeto vem de encontro aos anseios de professores e alunos por um espaço diferente e atraente que ajude a motivar a aprendizagem, pois as aulas serão ministradas com equipamentos diferentes aos utilizados nas salas de aula convencionais da Unidade Escolar.

Este projeto vem de encontro ao EDITAL nº 2 – Projetos Inovadores em Educação – Fundação Novo Brasil – Educação para o Futuro, da qual esperamos o apoio financeiro para implementação deste empreendimento que segue nos próximos capítulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Gonçalves da Cruz Santos, Colégio Estadual Dulce Petri - Duque de Caxias - RJ

Downloads

Publicado

2013-08-08

Edição

Seção

Artigos Profissionais