Empreendedorismo em um Arranjo Produtivo: o Porte da Empresa como Estilo de Gestão

Autores

  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i1.12632

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar como o porte da empresa representa um estilo de gestão em um arranjo produtivo situado em Toritama, município localizado no agreste pernambucano, tendo em vista que não existem quaisquer forças que impeçam o crescimento dos micro e pequenos negócios locais. Município inserido no modelo dos “novos sertões”, Toritama apresenta vigor econômico raramente visto no Nordeste, estimando-se que seja responsável por 16% da produção nacional de peças jeans, tendo em vista que atualmente são produzidos dois milhões, ao mês, de peças jeans em aproximadamente 2600 micros e pequenos negócios. Via de regra, micro e pequenas empresas, individualmente, não formulam estratégias para orientar sua prática, atividade usual em empresas de maior porte. O referencial teórico abordou o empreendedorismo em arranjos produtivos locais. Foi realizado um estudo de caso qualitativo nos micro e pequenos negócios relacionados à cadeia produtiva do jeans e os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e observação direta. Os dados indicam que o tamanho da empresa é um estilo de gestão, pois 95% dos negócios são considerados de micro e pequeno porte e não existe no local nenhuma empresa de grande, mesmo com a atividade sendo exercida há aproximadamente trinta anos.

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Biografia do Autor

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professora do do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza

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Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos