Células de aprendizagem

Autores

  • George Sarzêdas

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v1i3.12638

Resumo

O projeto em tela consiste basicamente em incorporar ao projeto de Monitoria Supervisionada os alunos de melhores resultados. Estes alunos deverão ser protagonistas do aprendizado de seus pares, àqueles que ao longo do processo demonstram dificuldades inerentes ao aprendizado da disciplina de Matemática.

Os recursos destinados à execução deste projeto serão utilizados em duas frentes. A primeira frente deverá prover ajuda de custo para alunos monitores. Desta forma, o protagonismo deste estudante se fará de maneira a gerar comprometimento e atingimento de suas metas. A segunda frente proverá ferramenta tecnológica, por meio da aquisição e disponibilização de Tablets que servirão como auxílio ao aprendizado da matemática, por meio de inúmeros aplicativos freewares disponíveis hoje, voltados exclusivamente para essa ação.

O monitoramento dos resultados será feito a partir dos resultados obtidos na aplicação e correção dos instrumentos de avaliação externos (SAERJ, SAERJINHO, PROVA BRASIL). Além disto, o monitoramento dos resultados de fluxo na unidade escolar, obtidos ao final de cada bimestre.

O foco não será apenas no resultado, estaremos atentos à capacidade de utilização do aprendizado numa visão mais ampla. O auxilio dos docentes se dará por meio de oficinas de aprofundamento, onde o objeto do estudo será a prática da matemática e suas aplicações cotidianas.

Para a execução desta proposta o investimento nos próximos 24 meses ficará na ordem de 90 mil reais, envolvendo 40 alunos do ensino Fundamental II e 3 professores. Os resultados esperados são os seguintes:

1)         Adesão de alunos monitores ao projeto;

2)         Aumento do índice de aprovação para o Ensino Fundamental II para 70% dos alunos no primeiro ano;

3)         Aumento do IDEB e IDERJ  em 30%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos Profissionais