Espaço olhar digital

Autores

  • Graziela Moreira

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v2i2.12657

Resumo

As mídias podem trazer à tona as novas linguagens comunicacionais, que são importantes para as novas formas de ensinar e aprender, tornando os sujeitos participantes desta sociedade globalizada. É a partir da aquisição das informações e dos conhecimentos que os indivíduos têm uma visão de mundo diferenciado, pois na medida em que se adquirem novos conhecimentos também se tornam diferentes. A realidade escolar aos poucos vem mudando e modernizando a exemplo das possibilidades de uso das mídias como, a TV, vídeo, DVD, projetor multimídia, internet.

Através da ação “Resgatando IF” realizada pela Equipe Pedagógica, na qual o objetivo foi conscientizar os alunos com baixo rendimento e diagnosticar as dificuldades no processo ensino-aprendizagem, a escola identificou um jovem que já repetiu o ano duas vezes e reclamou da qualidade das aulas e da forma de avaliação. Assim, ficou claro que a escola precisa se aproximar da realidade dos alunos, entender as suas expectativas e anseios e envolvê-los de forma a adequar melhor a Proposta Pedagógica às necessidades, aprimorando o ensino e torná-lo mais atrativo. Vários alunos usam celulares e tem acesso à internet, utilizando a rede para acompanhar as novidades sobre tecnologia e entrar nas redes sociais. É necessário melhorar a infraestrutura, fornecendo ao professor e a prática pedagógica suporte tecnológico.

Assim, o Projeto Espaço Olhar Digital visa implantar salas de mídia na escola e adaptar espaços, e tem como objetivo dinamizar a prática pedagógica adequá-la às necessidades da clientela e tornar as aulas mais atrativas recheadas de fóruns, apresentações, seminários, discussões em sala de aula e trabalhos em grupo. É importante ressaltar que a escola ganhou projetos e programas que valorizam o uso das tecnologias, como a modalidade de ensino NEJA e o Reforço Escolar, nos quais existe formação específica.  Ao final das ações, a escola promoverá uma Feira Tecnológica, que será a culminância dos trabalhos realizados.

Será necessário um empreendimento de recursos tecnológicos, como computadores, data show, lousa digital, TV, DVD, Wifi, quadro branco escolar, armários e reforma da estrutura das salas como fiação, pintura e climatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Edição

Seção

Artigos Profissionais