Educação Sonora

Autores

  • Munique Teixeira da Silva Escola Estadual Lara Villela – Duque de Caxias – RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12677

Resumo

O projeto proposto tem como objetivo primordial cuidar do ambiente sonora da Escola Estadual Lara Villela, a partir da importância que o Ensino de Música ocupa na relação entre a poluição sonora e a falta de uma audição cuidadosa do ambiente, buscando assim, o entendimento do vínculo que se estabelece entre Ensino de Música e Paisagem Sonora através da construção de uma audição seletiva e o lugar a ser ocupado pelo educador. Esse estudo trás para a escola benefícios múltiplos como a melhoria do ambiente acústico da escola, o que influi diretamente, no processo de ensino aprendizagem dos alunos, adequadas condições de saúde auditiva e vocal aos profissionais envolvidos no processo, além de impactar de forma significativa na qualidade e melhoria nas suas relações interpessoais dos atores envolvidos no processo de construção do cidadão consciente e pronto para os desafios apresentados no século XXI. O estudo acerca da paisagem sonora trás para a Estadual Lara Villela benefícios múltiplos: visa a melhoria do ambiente acústico da escola contribuindo para um melhora de ensino aprendizagem dos alunos e dos profissionais envolvidos no processo, contribui nas suas relações interpessoais. Com a melhoria das relações interpessoais, no que tange na compreensão um do outro, ou seja, (professor, aluno, funcionários e comunidade), vão aprender ouvir no sentido “Lato do termo”, pois uma vez mais atento a arte de ouvir, mais atento a uma acuidade sonora tende ter um ambiente mais saudável evitando problemas auditivos, o que é causados a na maior parte das vezes por uma exposição contínua acima de 85 decibéis.

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos