Editorial

Autores

  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12680

Resumo

O terceiro número de 2015 traz os Planos de Empreendimentos elaborados por alunos do curso de MBA em Gestão Empreendedora do ano de 2015. Desta forma, continuamos com o estímulo às publicações na linha de Educação e Empreendedorismo.

Nesta edição, os planos contemplam diferentes áreas do ensino, com propostas para transformar a realidade escolar.

O primeiro projeto Gestão Participativa: o caminho para qualidade de Maria Isabel Machado Ferraz, tem como objetivo proporcionar um envolvimento dos alunos, professores e funcionários para alcançar a qualidade do trabalho da Escola Amélia dos Santos Junqueira, em Ribeirão Preto.

No projeto Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, o segundo projeto desta edição, Arlete de Cássia O. Pereira Fabris, do Centro Educacional SESI 342 ( Jardinópolis/SP), propõe o uso da leitura como base para superação das dificuldades dos alunos, e o impacto na disciplina de Língua Portuguesa e das demais áreas de conhecimento

No terceiro trabalho Elâine Aparecida Herrera Moreira, da Escola SESI Santo André (Santo André – SP), apresenta o plano de empreendimento Matemática: entre possibilidades e descobertas buscando alternativas para melhorar o desempenho dos alunos em matemática a partir da construção de novos espaços de aprendizagem.

Com o mesmo objetivo de melhoraria do ensino de matemática, o quarto trabalho deste número intitulado Matemática em vídeoaulas, de Giselle Lotto Neves, apresenta o uso de novas tecnologias da informação para estimular o protagonismo estudantil a partir de desafios e produção de videoaulas. O projeto foi idealizado para a Escola Estadual Milliet da Costa e Silva, localizada em Santo André (SP).

O quinto Plano de Empreendimento, Oficina de Jogos Teatrais, de Karla Elisa Armellini, apresenta uma proposta para trabalhar a leitura e a escrita a partir de diferentes discussões e atividades multidisciplinares na E.E.Prof. Antonio Nascimento, em São Bernardo do Campo. No projeto, os alunos irão participar de oficinas de iniciação teatral, de atividades de aprendizagem colaborativa e na elaboração de uma espetáculo teatral.

Finalizamos esta edição com o projeto Vivenciando o prazer da leitura, de Mariangela Tschisar. Esse plano de empreendimento tem o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos da E. E. Prof. Didio da Silveira Baldy (São Paulo/SP) em português e matemática, a partir do estímulo a leitura e desenvolvimento das habilidades de escrita e interpretação de texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Editorial