Comportamento empreendedor:análise à luz da visão baseada em recursos

Autores

  • Jamir Rauta UFRGS - CEPAN Doutorando em Agronegócios
  • Julie Rossato Fagundes UNOESC - MPA
  • Leandro José Paetzold UNOESC - MPA
  • César Augustus Winck UNOESC - MPA

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12709

Resumo

Este trabalho objetiva conhecer o processo de adaptação estratégica de uma Vinícola produtora de vinho biodinâmico. Verificaram-se os eventos ocorridos na empresa, para então, analisar a influência do comportamento empreendedor, do determinismo ambiental e do voluntarismo na adaptação estratégica da organização, aliados aos recursos disponíveis durante o processo. Foi feita uma revisão na literatura sobre as referidas teorias, com ênfase na adaptação Estratégica e na Visão Baseada em Recursos. De natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a pesquisa se deu através de um estudo de caso, baseada no trabalho de Pettigrew (1987), sobre métodos de adaptação estratégica, onde são investigados três elementos da mudança: o contexto, o conteúdo e o processo. Concluiu-se que o processo de adaptação estratégica da empresa apresenta características de pró atividade e busca por diferencial competitivo, o que caracteriza o empreendedorismo aliado à visão de oportunidades e inovação.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Estratégia; Adaptação;  Recursos; Competitividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamir Rauta, UFRGS - CEPAN Doutorando em Agronegócios

Doutorando UFRGS - CEPAN; Mestre em Administração; Pós graduação em Marketing, propaganda e vendas; Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing; Graduado em Administração; Técnico em Contabilidade. Administrador CRA/PR 23700. Experiência como Gerente Administrativo, Gerente de Marketing e Comercial, Supervisor de Marketing e Comercial, Coordenador e Professor de Ensino Superior desde 2009. Especialista em gestão de vendas e equipes de alta performance. Conhecimento e Experiência em BSC (Balanced Scorecard). Consultor em Gestão Estratégica e Marketing.

Julie Rossato Fagundes, UNOESC - MPA

Mestre em Administração; Publicitária

Leandro José Paetzold, UNOESC - MPA

Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2015), Graduação em Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2012) , Técnico em Agropecuária pelo Centro de Educação Profissional de Campo Erê - CEDUP (2006) atuação Profissional no Sicoob São Miguel na função de Subgerente (2012).

César Augustus Winck, UNOESC - MPA

É Doutor em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Ciências Veterinárias (2007) e Médico Veterinário (1998) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Administração (2016) e Especialista em Tecnologia e Educação a Distância (2013) pela Universidade do Contestado (UnC), também é Especialista em Gestão Agroindustrial (2002) e em Produção de Ruminantes (2006) pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA). Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), atuando no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado Acadêmico em Sanidade e Produção Animal Aplicados a Pequenas Propriedades. Professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), onde atua no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade. Professor visitante na Universidade Nacional de Misiones (Argentina), onde orienta dissertações e teses do programa de Mestrado e Doutorado em Administração. É Avaliador de cursos superiores de graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC). Presta assessoria/consultoria aos setores público e privado, além de ministrar cursos, palestras e disciplinas em instituições de ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de Agronegócios, Gestão Rural/Agroindustrial e Gestão da Educação Superior. Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na Gestão do Agronegócio, Mercados Sustentáveis, Desenvolvimento de Territórios Rurais, Produção Animal Sustentável e Gestão Universitária.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos