Alianças estratégicas: revisão de literatura de 2007 a 2017

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DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.13288

Resumo

As últimas décadas apresentaram um crescimento vertiginoso da pesquisa em alianças estratégicas, espelhando um fenômeno mundial de empresas buscando parcerias para fazer frente a mercados cada vez mais competitivos e globalizados. No entanto, esse aumento considerável da produção acadêmica tem como consequência a fragmentação da literatura, tornando árdua a tarefa do pesquisador em acessar o conhecimento acumulado na área. Embora existam revisões de literatura na área, estas são bibliometrias ou meta-revisões, com pouca análise sobre o estado-da-arte no tema. O presente estudo teve como objetivo preencher essa lacuna, realizando uma revisão da produção acadêmica recente sobre alianças estratégicas. Foram analisados 113 artigos das áreas de administração e negócios publicados entre 2007 e 2017 com enfoque em alianças. A revisão desses artigos permitiu a construção de um panorama sobre a pesquisa em alianças no que tange às motivações para sua formação, às formas de governança e ao desempenho, com levantamento de tendências e sugestões para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Vivian Steinhäuser, IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professora da PUC-Rio e Doutoranda em Administração pelo IAG da PUC-Rio. Áreas de conhecimento: negócios internacionais, marketing.

Patricia Ayumi Hodge Viana de carvalho, IAG/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutoranda em Administração pelo IAG da PUC-Rio. Áreas de conhecimento: empreendedorismo, pesquisa histórica.

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Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos