Formas específicas de produção cultural dos fãs brasileiros da série britânica Doctor Who

Autores

  • Thais de Auxílio Faculdade Cásper Líbero
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Fandom, Doctor Who, engajamento produtivo, Comunicação.

Resumo

A partir de uma pesquisa realizada junto à comunidade virtual de fãs brasileiros da série britânica de ficção científica Doctor Who, busca-se conhecer e analisar as atividades produtivas de seus integrantes, além de revelar seu engajamento com a trama ficcional e com os outros fãs. Por meio de observação participante e entrevistas com 50 integrantes da comunidade online de fãs da série, foi possível perceber que as comunidades não são somente espaços de compartilhamento de informações, mas locais em que os fãs lutam por prestígio, adquirido através de três processos principais: (1) conhecimento das tramas da série; (2) aquisição de produtos materiais como action figures ou imagens/episódios raros e produção própria de artefatos culturais ligados à série; (3) participação em eventos organizados pela comunidade.

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Biografia do Autor

Thais de Auxílio, Faculdade Cásper Líbero

Especialista em Comunicação pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Cásper Líbero.

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Professor do PPG da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Comunicação Social pela UFMG, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social dessa mesma instituição.

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Publicado

2013-07-31