Vila Paraíso: Invisibilidade das prostitutas do Brega 45, conjunto de prostíbulos no entorno da mineradora Rio Norte às margens do rio Trombetas Oriximiná (PA)

Autores

  • Wilson Madeira Filho Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direto (PPGSD) da UFF.
  • Leonardo Alejandro de Gomide Alcântara Doutorando do PPGSD/UFF e bolsista Capes
  • Ivan Ignácio Pimentel Mestre pelo PPGSD-UFF e Doutorando em Geografia pela UERJ
  • Denise da Silva Vidal Mestre pelo PPGSD-UFF e Doutoranda do PPGSD-UFF
  • Thais Maria Lutterback Saporetti Azevedo Mestre pelo PPGSD/UFF
  • Carolina Weiler Thibes Mestranda do PPGSD/UFF e bolsista Capes
  • Jamile Medeiros de Souza Mestranda do PPGSD-UFF
  • Alessandra Dale Giacomin Terra Mestranda do PPGSD/UFF e bolsista Capes

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu13i1.p164

Palavras-chave:

Prostituição, Mineração, Amazônia, Racismo ambiental, Justiça ambiental.

Resumo

Vila Paraíso é o nome de um conjunto com três dos prostíbulos que integram o Brega 45, palafitas no Rio Trombetas que abrigam cerca de trinta prostitutas. As profissionais do sexo prestam serviços aos trabalhadores no entorno das atividades da Mineradora Rio Norte (MRN), no distrito de Porto Trombetas, no Município de Oriximiná, no estado do Pará. O território, por sua vez, é delimitado, em cada margem, por duas unidades de conservação, a Floresta Nacional Saracá-Taquera e a Reserva Biológica Rio Trombetas. O texto reúne, em uma fala simbólica, o resultado de diversas entrevistas com prostitutas do local, invibilizadas pelas relações econômicas e políticas e pela sociologia de poder local. Os nomes próprios que constam no texto foram modificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Madeira Filho, W., Alejandro de Gomide Alcântara, L., Ignácio Pimentel, I., da Silva Vidal, D., Lutterback Saporetti Azevedo, T. M., Weiler Thibes, C., Medeiros de Souza, J., & Dale Giacomin Terra, A. (2012). Vila Paraíso: Invisibilidade das prostitutas do Brega 45, conjunto de prostíbulos no entorno da mineradora Rio Norte às margens do rio Trombetas Oriximiná (PA). Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 13(1), 73-81. https://doi.org/10.22409/conflu13i1.p164

Edição

Seção

Artigos