O VÍNCULO EMPREGATÍCIO DOS PASTORES EVANGÉLICOS: NOTAS CONCLUSIVAS

Autores

  • Roberto Fragale Filho Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Ciência Poli uca e Juiz Titular da 33a Vara do Trabalho/RJ.
  • Joaquim Leonel de Resende A.lvim Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutor em Ciência Política.
  • Tatiana Alves Graduanda do curso de Direito da UFF e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas niciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Danielle Fernandes de Oliveira Graduanda do curso de Direito da UFF e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas niciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu1i1.p260

Resumo

O presente artigo constitui-se no relatório final de uma pesquisa empírica que visou analisar a forma como as relações de trabalho entre pastores e igrejas evangélicas estão sendo tratadas no âmbito da Justiça do Trabalho, mais especificamente no Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região (Estado do Rio de Janeiro), recorrendo-se, para tanto, aos processos judiciais que versaram sobre tal tema. Com base nos dados coletados, procedeu-se a uma análise que culminou na delimitação de um objeto específico de estudo, que recaiu na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Partindo da hipótese da modificação da relação entre pastor e igreja para uma relação mais próxima de um empregado — o pastor - de uma igreja empresarial, que lhe solicita uma atuação mercantil na realização de uma atividade missionária, constatou-se ainda uma visão tradicional do Judiciário sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ronaldo R. M. de. A universalização do Reino de Deus. In:Novos Estudos CEBRAP, n° 44,

março, 1996.

CAJJDEIRA, Teresa Pires do Rio. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. In: Novos Estudos CEBRAP, n" 47, matço, 1997.

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 1999.

FRAGALE FILHO, Roberto. Estado, Direito & Política”. n: Revista Estudos Jurídicos, volume 29, n° 77, setembro/dezembro, 1996.

FRAGALE FILHO, Roberto. Missionários, mercadores ou empregados da fé?. In: Revista LTr, vol. <53, n"

OS, agosto, 1999.

FRAGALE FILHO, Roberto; ALVIM, Joaquim Leonel de Rezende; SOARES, Tatiana Alves e MIRANDA, Carlos Eduardo Campos Ribeiro. Perto da magia, longe do emprego? Uma discussão sobre o vínculo de emprego dos pastores evangélicos. In: Revista LTr, vol. 65, n° 06, junho, 2001, pp. 682-686.

GIUMBELLI, Emerson. O fim das religiões: controvérsias acerca das “seitas” c da “liberdade religiosa” no Brasil e na França (tese de doutorado). Rio de Janeiro: PPGAS/MN/UFRJ, 2000.

JEAMMAUD, Antoine. As transformações do trabalho e seus reflexos nos tribunais.

JEAMMAUD, Antoine; ALVIM, Joaquim Leonel de Rezende e FRAGALE FILHO, Roberto, Trabalho, Cidadania & Magistratura. Rio de Janeiro: Edições Trabalhistas,

MAFRA, Clara. Os evangélicos (Coleção Descobrindo o Brasil). Rio de Janeiro; Jorge Zahar Editor, 2001.

MARIANO, Ricardo e PIERUCC1, Antônio Flávio. Os pentecostais na eleição de Coüor. In: Novos Estudos CEBRAP, n° 34, novembro, 1992.

Downloads

Publicado

2004-04-01

Como Citar

Fragale Filho, R., de Resende A.lvim, J. L., Alves, T., & Fernandes de Oliveira, D. (2004). O VÍNCULO EMPREGATÍCIO DOS PASTORES EVANGÉLICOS: NOTAS CONCLUSIVAS. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 1(1), 29-41. https://doi.org/10.22409/conflu1i1.p260

Edição

Seção

Artigos