“BRINCANDO DE GATO E RATO” NO COMPLEXO DO ALEMÃO: UPPs, “ESTICAS” E “ACORDO DE CAVALHEIROS” NA NOVA BRASÍLIA E NO ALEMÃO

Autores

  • Vinicius Esperança Graduado em Ciências Socias pelo IUPERJ (UCAM). Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ. Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p368

Palavras-chave:

Polícia, pacificação, Estado

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, a partir de etnografia realizada no conjunto de favelas do Complexo do Alemão (RJ), formas pelas quais os agentes do estado gerem a nova forma de ocupação do território através das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Entendo a ação destes agentes como determinadas por dispositivos de controle que objetivam uma gestão moral da vida e do cotidiano das populações locais, que vai além do controle das armas e da repressão ao tráfico de drogas. Na primeira parte, investigo três situações aos quais considero simbolicamente relevantes para o entendimento das tensões, aproximações e resistências do encontro das populações locais com certos agentes do estado, os policiais militares: a negociação para liberação de eventos culturais; as abordagens policiais àqueles que têm "atitudes suspeitas"; e as patrulhas realizadas pelos GTPPs (Grupamentos Táticos de Polícia de Proximidade) em busca de drogas e armas pelos becos e vielas do território. Desta forma, pretendo entender alguns aspectos que considero vitais para a discussão dos dispositivos acionados pelo estado na ocupação e gestão das populações faveladas em território sob controle das UPPs.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Esperança, Graduado em Ciências Socias pelo IUPERJ (UCAM). Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ. Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-Rio.

Possui licenciatura em Ciências Sociais pelo IUPERJ. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica, Projetos Sociais, Sociologia e Antropologia Urbana. Pós-graduado em Ciências da Religião e Mestrado em Ciências Sociais pela UFRRJ. Atualmente, é professor das Universidades Candido Mendes e Estácio de Sá e da SEEDUC.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. 2ª. Ed. São Paulo, Boitempo, 2004.

_________________. O que é um dispositivo?. Outra travessia. Santa Catarina, volume 5, p.9-16, 2005.

ASAD, Talal. Where are the margins of state? Anthropology in the margins of the state/ edited by Veena Das e Deborah Poole. Santa Fe, Novo Mexico, School of American Research Press, p. 279-288, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

______________. O Poder Simbólico. Tradução: Fernando Tomaz, 13ª. Ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2010.

DAS, Veena & POOLE, Deborah. Anthropology in the margins of the state. Santa Fe, Novo Mexico, School of American Research Press, 2004.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo, Martins Fontes, 2008.

LIMA, Carlos Alberto de. Força de pacificação: os 583 dias da pacificação dos complexos da Penha e do Alemão. Rio de Janeiro: Agência 2ª comunicação, 2012.

MACHADO, Carly Barboza. Projetos de Pacificação do Rio de Janeiro: dimensões morais, políticas e religiosas. Texto apresentado na IX Reunião de Antropologia do Mercosul, no Grupo de Trabalho: GT09 – Antropologia das Moralidades, de 10 a 13 de julho de 2011-Curitiba, PR.

MISSE, Michel. Cinco teses equivocadas sobre a criminalidade urbana no Brasil: uma abordagem crítica acompanhada de sugestões para uma agenda de pesquisas. Exposição apresentada à mesa redonda: “Violência no público e no privado”, realizado em 17 de abril de 1995, no IUPERJ, Rio de Janeiro.

_______________. Mercados ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Revista Estudos Avançados. 21(61): 139-157, 2007.

_______________. Malandros, marginais e vagabundos: acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, tese de doutorado, Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Iuperj, mimeo, 1999.

RAMOS, Silvia. Elemento suspeito: abordagem policial e discriminação na cidade do Rio de Janeiro / Silvia Ramos, Leonarda Musumeci; com artigos de Paul Amar e Marcelo Paixão. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.

RODRIGUES, André & SIQUEIRA, Raiza. As unidades de polícia pacificadora e a segurança pública no Rio de Janeiro in Unidades de polícia pacificadora: debates e reflexões, organizado por André Rodrigues, Raíza Siqueira e Mauricio Lissovsky, Rio de Janeiro, ISER, 2012.

ROSE, Nikolas & Peter MILLER. “Political Power beyond the State: Problematics of Government.” The British Journal of Sociology 43(2): 173-205. 1992.

SLUKA, Jeffrey A. Reflection on managing danger in fieldwork: dangerous anthropology in Belfast. In: Carolyn Nordstrom e Antonius C. G. M. Robber (orgs). Fieldwork under fire: contemporary studies of violence and survival. Berkeley, Los Angeles, London, University of California Press, 1995.

TURNER, Victor. The Anthropology of performance. PAJ publications, New York, 1987.

Downloads

Publicado

2014-11-18

Como Citar

Esperança, V. (2014). “BRINCANDO DE GATO E RATO” NO COMPLEXO DO ALEMÃO: UPPs, “ESTICAS” E “ACORDO DE CAVALHEIROS” NA NOVA BRASÍLIA E NO ALEMÃO. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 16(3), 125-150. https://doi.org/10.22409/conflu16i3.p368

Edição

Seção

Artigos