NOVAS TECNOLOGIAS PARA PRÁTICAS ANTIGAS NA ADMINISTRAÇÃO DE JUSTIÇA: DOIS TRABALHOS DE CAMPO NO SISTEMA JUDICIAL BRASILEIRO

Autores

  • Marco Aurélio Alves Epifani Filho Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito Assessor da Secretaria-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
  • Luiza Barçante Sanandres Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu19i2.p523

Palavras-chave:

Justiça do Trabalho. Ministério Público. Processo Judicial Eletrônico

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o impacto da utilização de novas tecnologias no sistema de justiça brasileiro, através da comparação entre duas pesquisas de campo, uma realizada na Justiça do Trabalho e a outra no Ministério Público. Assim, procura-se compreender como os atores do campo adaptam as suas atividades e propósitos institucionais, alterando os programas e orientações estruturais impostas pelos sistemas digitais. Como conclusão, a sugestão de que as reformas tecnológicas não providenciam mudanças gerais no nível da burocracia, mas explicitam políticas particularizadas em diferentes contextos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Alves Epifani Filho, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito Assessor da Secretaria-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito.

Pesquisador do Núcleo de Sociologia do Direito - UFF vinculado ao INCT-INEAC

Luiza Barçante Sanandres, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito

Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015). Possui mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015). Atualmente, tutora no âmbito do Consórcio CEDERJ no Curso de Tecnólogo em Segurança Pública e Social, na modalidade à distância, da Universidade Federal Fluminense e professora visitante da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do Xingu e Amazônia (FACX). Graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009), tendo os estudos jurídicos voltados para o Direito Penal e Direito Processual Penal, bem como na área interdisciplinar voltado para a administração institucional de conflitos. Pesquisadora vinculada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC), ao Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ-UFF), ao Núcleo de Estudos em Conflito e Sociedade (NECSo-UFF) e ao Núcleo de pesquisa em Sociologia do Direito (NSD-UFF).

Referências

BAPTISTA, Bárbara Gomes Lupetti. Mediação e conciliação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: a tensão entre novos discursos e velhas práticas. In: Sensibilidades Jurídicas e sentidos de justiça na contemporaneidade. Niterói: Editora da UFF, 2013

FONTAINHA, Fernando de Castro. Juízes Empreendedores: um estudo a partir da informatização dos tribunais brasileiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

KANT DE LIMA, Roberto; LUPETTI BAPTISTA, Bárbara Gomes. O desafio de realizar pesquisa empírica no Direito: uma contribuição antropológica. Artigo apresentado no 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 04 a 07 de agosto de 2010, Recife, Pernambuco.

LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos.3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

MIRANDA, A. P. M. . Cartórios: onde a tradição tem registro público. Antropolítica (UFF), Niterói, v. 8, p. 59-75, 2000.

PENHA, Ana Carolina. Quem protege é o juiz: Uma análise das práticas dos juízes da Justiça do Trabalho em Niterói. Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Direito da Universidade Federal Fluminense. Niterói: 2014.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Epifani Filho, M. A. A., & Sanandres, L. B. (2017). NOVAS TECNOLOGIAS PARA PRÁTICAS ANTIGAS NA ADMINISTRAÇÃO DE JUSTIÇA: DOIS TRABALHOS DE CAMPO NO SISTEMA JUDICIAL BRASILEIRO. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 19(2), 170-184. https://doi.org/10.22409/conflu19i2.p523

Edição

Seção

Artigos