O processo histórico de evolução do direito na Sociologia de Niklas Luhmann

Autores

  • Vladimir de Carvalho Luz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu19i2.p524

Palavras-chave:

teoria dos sistemas, evolução do direito, autopoiesis.

Resumo

O presente artigo analisa os elementos centrais da proposta teórica de Niklas Luhmann sobre o processo histórico de diferenciação estrutural do direito moderno no ocidente. Nesse sentido, num primeiro momento, realiza-se um breve inventário das influências da Sociologia funcionalista e seus desdobramentos no pensamento de Luhmann. Em um segundo momento, basicamente a partir de sua obra o Direito da Sociedade, tem-se como ponto de chegada do presente artigo a análise da ideia de evolução como categoria central para a Teoria dos Sistemas de Luhmann, a partir da qual, para este autor, a diferenciação estrutural do direito positivo poderia ser melhor entendida em seu processo histórico de variação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir de Carvalho Luz, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da UNiversidade Federal Fluminense

Departamento de Segurança Pública - Curso e Segurança Pública.

Doutor em Direito pela UNISINOS, Mestre em Direito pela UFSC, Graduado em Direito pela UFBA.

Referências

AMADO, Juan Antonio Garcia. A sociedade e o Direito na obra de Niklas Luhmann, In: Arnaud. André-Jean; LOPES JÚNIOR, Dalmir. Niklas Luhmann: do sistema social à sociologia jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004, p. 301-344.

CORSI, Giancarlo; ESPOSITO, Elena; BARALDI, Claudio. Glossário sobre la teoria social de Niklas Luhmann. México: Universidade Ibeoamericana: Anthropos, 1996.

DE GIORGI, Raffaele. Luhmann e a teoria jurídica dos anos 70. In: CAMPILONGO, Celso Fernandes. O direito na sociedade moderna. São Paulo: Max limonada, 2000, p.175-195.

ESTEVES, João Pissarra. Niklas Luhmann: uma apresentação. in, N. Luhmann, A Improbabilidade da Comunicação, Lisboa, Vega, 1993

LUHMANN, Niklas. El derecho de la sociedad. Trad. Javier Torres Narfarrante. México: Universidad IberoAmericana, 2002 (Colección Teoria Social).

____. Sociologia do Direito I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

____. Sociologia do Direito II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

ROCHA, Leonel Severo (org.). Paradoxos de auto-observação. Percursos da teoria jurídica contemporânea. Curitiba: JM Editora, 1997.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Luz, V. de C. (2017). O processo histórico de evolução do direito na Sociologia de Niklas Luhmann. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 19(2), 185-200. https://doi.org/10.22409/conflu19i2.p524

Edição

Seção

Artigos