A RESERVA LEGAL E AS LEGALIDADES RESERVADAS PARA A REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa

Resumo


Neste artigo, pretendemos apresentar dissonâncias entre os conflitos socioambientais e a reforma agrária no Estado do Rio de Janeiro. As idiossincrasias da implementação de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), que nasceu como uma experiência e uma conquista de setores subalternizados, torna-se, no caso estudado, uma decisão do Estado para reordenamento territorial da comunidade rural de Sebastião Lan II. Como uma proposta de cima para baixo, sem participação efetiva dos beneficiários da política de reforma agrária, reapresentamos o acúmulo de uma disputa fundiária, anteriormente formulada pela ideia de contradição entre o paradigma preservacionista e a prática da agricultura familiar. Destaca-se o objetivo de investigar a constituição da Reserva Legal como uma pista de movimentos não aparentes de concentração de terras.


Palavras-chave


reforma agrária, reserva legal, Sebastião Lan II

Texto completo:

PDF EPUB

Referências


BRANDÃO, C.R. (org). 1981. Pesquisa Participante. Ed. Brasiliense, SP, 3. edição.

CUNHA, Daniela Pinaud de Oliveira. 2017. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) como instrumento de planejamento da paisagem rural: um estudo de caso na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, RJ. Dissertação. Mestrado. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DIEGUES, Antonio Carlos. 1996. O Mito da Natureza Intocada. São Paulo: Ed. Hucitec.

LOBATO DA COSTA, Rodolfo Bezerra de Menezes. 2018. Estudo de Caso sobre o Acampamento dos Sem Terra Sebastião Lan II nas Bordas da Rebio de Poço das Antas (RJ): Formas de Não Realização da Reforma Agrária. Doutorado. Tese, Universidade Federal Fluminense.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2007. Laudo multidisciplinar em conflito sócio-ambiental: o caso da reforma agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas. Wilson Madeira Filho, Ana Maria Motta Ribeiro, Mônica Cox de Britto Pereira, Dario de Andrade Prata Filho (coordenadores). Série Pesquisas nº2. Niterói: PPGSD-UFF.

WORLD WILDLIFE FUND. 2017. Cartilha Dossiê Brasil. Download: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/dossiebrasil_v9_2.pdf, acesso em 10/01/2018.




DOI: https://doi.org/10.22409/conflu.v21i2.34711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa



A Revista Confluências é Qualis B1.

Esta revista encontra-se indexada em:

 

Resultado de imagem para bielefeld base