Estratégias do discurso visual na imprensa caricata rio-grandina do século XIX / Strategies of visual discourse in the media caricature rio-grandina of nineteenth century

Autores

  • Tammie Caruse Faria Sandri Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v27i0.301

Palavras-chave:

Teoria da imagem. Mídia visual. Imprensa caricata.

Resumo

Este artigo aborda os achados de pesquisa para verificar as estratégias de construção de significação em manifestações caricaturais do séc. XIX. Tomo como objeto de estudo os jornais rio-grandinos O Diabrete, Marui e Bisturi, tendo como problemática como o discurso visual é utilizado para atrair a atenção do leitor, orientar a interpretação, fornecer informações e, mesmo, popularizar a mídia jornal. O referencial teórico-metodológico apoia-se na Teoria da Imagem para analisar a significação das imagens a partir dos elementos morfológicos, dinâmicos e escalares. O resultado considera que as manifestações caricaturais, ao orientarem a estratégia editorial, representam um novo gênero de comunicar, de estruturação simples, forte apelo de leitura e formação de opinião e destaca a força do traço como recurso para produção de informação com intuito jornalístico.

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Biografia do Autor

Tammie Caruse Faria Sandri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Mestre em Comunicação pela UFSM. Jornalista do quadro técnico-administrativo em educação da FURG. Integrante do Grupo de Estudos em e sobre Histórias em Quadrinhos da FURG e do Grupo de Estudos em Design da Imagem e seus Discursos da PUCRS. tammiefaria@yahoo.com.br

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Publicado

2013-09-05

Edição

Seção

Artigos