“Gosto de inovar, topo desafio”: cotidiano, identidade e inovações nas formas visuais do telejornal Bom Dia São Paulo

Autores

  • Fernanda Mauricio Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i2.1047

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as inovações propostas pelo telejornalismo local a partir da análise dos elementos audiovisuais do Bom Dia São Paulo. Tomamos como recorte dois aspectos que configuram a identidade do programa: o uso do ao vivo como recurso preferencial para a divulgação das informações, e os elementos visuais dispostos na cena de apresentação. Nos dois casos, percebe-se que o telejornal mostra-se inovador por buscar uma autêntica experiência da cidade, ao mesmo tempo em que mantém uma continuidade com formas do passado. A partir dos Estudos Culturais, considera-se a inovação numa relação com os contextos culturais que dão condições de existência para o novo e, ao mesmo tempo, permitem ver as transições sociais que o envolvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mauricio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2017-08-31