Temporalidades múltiplas: análise cultural dos videoclipes e da performance de Figueroas a partir dos mapas das mediações e das mutações culturais

Autores

  • Itania Maria Mota Gomes Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Thiago Emanoel Ferreira dos Santos Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia
  • Carolina Santos Garcia de Araújo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia
  • Edinaldo Araujo Mota Junior Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i3.1066

Palavras-chave:

Temporalidades, Espacialidades, Gêneros midiáticos, Performance, Figueroas

Resumo

Articulamos, nesse artigo, os mapas das mediações e das mutações culturais formulados por Martín-Barbero (2006; 2009a; 2009b; 2014) na análise dos videoclipes e performance do duo alagoano Figueroas. Essas escolhas teórico-metodológicas nos permitiram observar de que maneira esse produto se insere num contexto marcado por um entorno tecnocomunicativo que tensiona  temporalidades e espacialidades distintas, justapondo matrizes culturais e referências musicais globais e regionais, em especial das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Figueroas apela para o escracho, para a cultura dos memes e se insere em lógicas produtivas e de consumo características da internet, ­para vincular diferentes gêneros midiáticos, entre eles, a lambada, o brega e a guitarrada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itania Maria Mota Gomes, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2000) e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq desde março 2005. É membro titular do Comitê de Assessoramento Artes, Ciência da Informação e Comunicação (CNPq). Coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (http://tracc-ufba.com.br/ ). Realizou Estágio Sênior na Columbia University/USA, 2013/2014 e pós-doutorado em 2006/2007 na Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III), ambos com bolsa CAPES. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/COMPÓS no biênio 2009/2011 e vice-presidente no biênio 2011/2013. É Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1995), Jornalista, com graduação em Comunicação/habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), e Assistente Social, com graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1987). Professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, lotada no Departamento de Comunicação. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br), entre 2002 e 2016 .É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Comunicação Audiovisual, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo.

Thiago Emanoel Ferreira dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA), com período de doutorado-sanduíche na Sorbonne-Nouvelle (Paris 3). Membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). Mestre pelo Póscom/UFBA. Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na Universidade Federal da Bahia; ex-bolsista de iniciação científica do CNPq no Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (FACOM/UFBA), coordenado por Itania Maria Mota Gomes e ex-bolsista AT do mesmo grupo. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, telejornalismo, produções audiovisuais online, cultura política e gênero televisivo.

Carolina Santos Garcia de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora voluntária do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), coordenado por Itania Maria Mota Gomes.

Edinaldo Araujo Mota Junior, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador voluntário do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), coordenado por Itania Maria Mota Gomes.

Referências

ARAÚJO, Peu. Trocamos uma Ideia com Givly Simons do Figueroas e Ainda Descolamos um Clipe Exclusivo. Seção Noisey. Portal Vice, 19 dez. 2014. Disponível em < https://noisey.vice.com/pt_br/article/rgq939/trocamos-uma-ideia-com-givly-simons-do-figueiroas-e-ainda-descolamos-um-clipe-exclusivo>. Acesso em 13 de julho de 2017.

CARDOSO FILHO, Jorge; GUTMANN, Juliana; AZEVEDO, Rafael. Performances e memória em expressões televisivas. Revista Famecos. vol. 24, n° 3. Porto Alegre: 2017.

GOULART, Ana Paula; LEAL, Bruno & GOMES, Itania. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem In: MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom & NICOLAU, Marcos (orgs.). Comunicação, mídias e temporalidades. Salvador/Brasília; EDUFBA/COMPÓS, 2017.

GOMES, Itania e outros. Porque o jornalismo faz rir: matrizes midiáticas do programa Sensacionalista, do Multishow. In: LISBOA FILHO, Flavi Ferreira; BAPTISTA, Maria Manuel (org.). Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro, Programa Doutoral em Estudos Culturais. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016, pp. 219-236. Disponível em: http://w3.ufsm.br/estudosculturais/arquivos/livros-completos/ESTUDOS%20CULTURAIS%20E%20INTERFACES%202016.pdf. Acesso em 07 de fevereiro de 2017.

GOMES, Itania. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero. Revista Famecos. vol. 18, n. 1, jan/abr. 2011, pp. 111-130.

GUTMANN, Juliana. Gênero como categoria analítica da TV: rastreando olhares dos estudos culturais. In SEIXAS, L.; PINHEIRO, N. F. Gêneros: um diálogo entre Comunicação e Linguística Aplicada. 2013. Florianópolis: Insular, pp. 219-240.

HERSCHMANN, Micael. Lapa, cidade da música. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

JANOTTI JR., Jeder; CARDOSO FILHO, Jorge. A música popular massiva, o mainstream e o underground”. In: JANOTTI JR., Jeder ; FREIRE FILHO, João (orgs.).Comunicação & Música Popular Massiva. Salvador: EDUFBA, 2006.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Uma aventura epistemológica. Matrizes. vol. 2, n. 2, 2009a.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jesús Martín-Barbero: As formas mestiças da mídia. Entrevista à revista Fapesp. Revista Fapesp, edição 163. setembro de 2009b. Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/09/01/as-formas-mesticas-da-midia/. Acesso em 13 de setembro de 2014.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, Cultura e Hegemonia, 4ª, Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2006, p. 11-21.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social in SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor, São Paulo, Brasiliense, 1995, pg. 39-68.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. 2 ed. New York: Routledge, 2006.

TROTTA, Felipe; MONTEIRO, Márcio. O novo mainstream da música regional: axé, brega, reggae e forró eletrônico no Nordeste. Revista E-Compós, v. 11, n. 2; Brasília, maio/ago, 2008.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura (Trad. de Waltensir Dutra). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [1971]1979.

Publicado

2017-12-26