A internet como espaço moral: uma análise dos "ensinamentos" do Deboísmo

Autores

  • Henrique Mazetti Universidade Federal de Viçosa
  • Ricardo Duarte Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i3.1039

Palavras-chave:

Deboísmo, Moralidade, Internet.

Resumo

Este trabalho toma como objeto de estudo o deboísmo, um “movimento” difundido nas redes sociais, que prega a “doutrina” do “ficar de boa” e dissemina seus ensinamentos por meio da linguagem típica da internet, usando memes e imagens humorísticas. Partindo da premissa de que a mídia possui um papel importante na articulação de dilemas éticos, o objetivo do trabalho é contribuir para a compreensão de algumas das características assumidas pelos preceitos morais que se desenvolvem e circulam na internet. Em termos teóricos, o artigo aborda a relação entre mídia e moralidade e as características da moralidade contemporânea. Em termos empíricos, a pesquisa envolve a análise da qualidade estética e da agência moral (Chouliaraki, 2008) dos mandamentos do deboísmo publicados na página de mesmo nome no Facebook (www.fb.com/deboismo).

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Biografia do Autor

Henrique Mazetti, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFV. Doutor em Comunicação pela ECO/UFRJ.

Ricardo Duarte Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFV. Doutor em Comunicação pela UFMG.

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Publicado

2017-12-18