Entre memória forjada e lugar de memória: Feira de São Cristóvão e tradição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19449

Palavras-chave:

Memória, Tradição, Nordeste, Feira de São Cristóvão

Resumo

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão se propõe a ser um espaço que reproduz algumas características do Nordeste brasileiro. A flanação naquele espaço apontou para uma ambientação construída a partir de memórias forjadas, de modo a criar e manter uma tradição fixa e, muitas vezes, confusa, devido aos elementos híbridos que circulam por lá. Tratamos neste texto de memória e tradição, segundo proposições de Ricoeur (2007; 2010b), e de lugares de memória embasados por Nora (1984, 1993), para refletir sobre as narrativas que são tecidas pela Feira de São Cristóvão. Percebemos que a Feira, ao selecionar elementos que comporiam as dimensões culturais e geográficas do Nordeste, opera mais com referências estereotipadas do que com a diversidade dessa região brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamentos da Fapemig, da Capes e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador, no Brasil e no exterior. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Dentre os livros publicados estão Visibilidades mediadas nas narrativas jornalí­sticas - a cobertura da Aids pela Folha de S. Paulo de 1983 a 1987. São Paulo: Annablume, 2009; Jornalismo, homofobia e relações de gênero. Curitiba: Editora Appris, 2012; Jornalismo e homofobia: mapeamentos e reflexões. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2012, publicação conjunta com Brunos Souza Leal; Jornalismo: cenários e encenações. São Paulo: Intermeios Casa de Artes e Livros, 2012, publicação conjunta com Mozahir Salomão Bruck; e Textualidades mediáticas. Barcelona: Editorial UOC, 2017, publicação organizada com Bruno Souza Leal e Geane Carvalho Alzamora. Pesquisador 2 do CNPq (Bolsa Produtividade).

Maria Gislene Carvalho Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Estudos da Mí­dia (UFRN). Jornalista (UFC). Membro dos grupos de pesquisa Tramas Comunicacionais e Cátedra Internacional José Saramago.

Referências

CARVALHO, Gilmar de. Cordel, cordão, coração. Revista do GELNE (UFC), v. 4, p. 285-292, 2002a.

CARVALHO, Gilmar de. Madeira matriz: cultura e memória. São Paulo: Annablume, 1999.

CARVALHO, Gilmar de. Patativa: poeta pássaro do Assaré. Fortaleza: Omni Editora Associados Ltda, 2002b.

CARVALHO, Gilmar de. Tramas da Cultura: comunicação e tradição. Fortaleza: Museu do Ceará, 2005.

DOSSE, François. Renascimento do acontecimento: um desafio para o historiador: entre Esfinge e Fênix. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

HARTOG, François. Evidência da história: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

HAVELOCK, Eric A. O oral e o escrito: uma reconsideração. In: HAVELOCK, Eric A. A revolução da escrita na Grécia. São Paulo: Unesp; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

LEMAIRE, Ria. Entre Oralidade e Escrita: as verdades da verdade. In: Actas do congresso Literaturas marginais, Porto, Ed. da Universidade do Porto, Portugal: 2008.

LEMAIRE, Ria. Reler os textos: resgatar as vozes. In: FUNK, G. Estudos sobre Patrimônio oral. Câmara Municipal de Ponta Delgada. Açores. 2007.

LEMAIRE, Ria. Tradições que se refazem. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 35, p. 17-30, 2010.

NORA, Pierre. O acontecimento e o historiador do presente. In: NORA, Pierre e outros. A nova história. Lisboa: Edições 70, 1984, p. 45-56.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, (10), 1993, pp. 7-28. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso em: 20 dez. 2017.

ONG, Walter. Orality and Literacy: The tecnologizing of the word. London: Routledge, 1990.

PANDOLFO, Maria Lucia Martins. Feira de São Cristóvão: a reconstrução do nordestino num mundo de paraíbas e nortistas. São Paulo: FGV, 1987. Tese de Doutorado.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

RICOEUR, Paul. La lectura del tiempo pasado: memoria y olvido. Madrid: Ediciones de la Universidad Autónoma de Madrid. Arrecife, 1999.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo I. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa: o tempo narrado. Tomo III. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Publicado

2018-12-28