As bifurcações do tempo: considerações sobre três figuras temporais no filme Serras da Desordem, de Andrea Tonacci

Autores

  • Marcelo Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.27124

Palavras-chave:

Serras da Desordem, Imagem-Cristal, Não lugar, Supermodernidade, Estruturas de Agressão

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar algumas formas de inscrição do tempo no filme Serras da desordem (2006), de Andrea Tonacci. Para tanto, recorremos a três universos conceituais distintos: a imagem-cristal e a questão do duplo temporal em Gilles Deleuze; as questões ligadas à supermodernidade e ao não lugar em Marc Augé; e a temporalidade decorrente das estruturas de agressão de Nöel Burch. Ao fim, identificamos no filme as figuras do tempo especular, do presente esvaziado e do presente brutalizado.

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Biografia do Autor

Marcelo Carvalho

Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais (GRUDES) do PPGCOM da UTP. Doutor e mestre pelo PPGCOM da ECO-UFRJ (com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3). Especialista em Arte e Filosofia pela PUC-RJ. Graduado em Cinema e em Jornalismo pela UFF. Um dos coordenadores do ST Teoria dos Cineastas da Socine. Um dos autores do livro Cinema/Deleuze. Diretor do filme Chão de Estrelas.

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Publicado

2019-11-01