Presença e atuação de mulheres em espaços culturais no Rio de Janeiro do século XIX: o que podem as mulheres em festa?

Autores

  • Cíntia Sanmartin Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flávia Magalhães Barroso Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.27985

Palavras-chave:

Feminismo, Festa, Culturas Urbanas

Resumo

O presente artigo faz um levantamento histórico de relatos sobre a presença e atuação de mulheres, sobretudo de mulheres negras, em festividades no Rio de Janeiro no século XIX. Buscamos (re)arquitetar cenas de convívio social, afim de destacar as subversões temporárias das posições “subalternizadas” da cultura negra e das mulheres em momentos de festa. Com isso, procuramos contribuir com reflexões mais aprofundadas no campo das culturas urbanas, ao considerar as especificidades das experiências históricas dos grupos minoritários que nas práticas artísticas e musicais de perfil politicamente engajado na contemporaneidade. Tendo em vista, as cenas culturais vinculadas a pauta do feminismo da atualidade buscamos destacar a presença histórica das mulheres nos processos culturais da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e pesquisadora (Prociência/FAPERJ) da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Pós-doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil e pelo Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), CNPq.  E-mail: cintia@lagoadaconceicao.com

Flávia Magalhães Barroso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), CNPq. E-mail: flaviamagalhaesbarroso@gmail.com

Referências

ALEMÃO, Francisco Freire. Diário de Viagem de Franscisco Freire Alemão. Crato–Rio de Janeiro, 1859.

AZIBEIRO, Nadir Esperança. Entrelaços do saber: uma aposta na desconstrução da subalternidade. Anais da Reunião Anual da ANPED, v. 26, 2003.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BARBALHO, Alexandre. A Criação está no ar: juventudes, política, cultura e mídia. Fortaleza: EdUECE, 2013.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: Notas para uma teoria performativa de assembléia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis. Vozes, v. 1, 1994.

DENIS, Ferdinand. Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia, São Paulo, Edusp, 1980.

DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DIAS, Paulo. A outra festa. In: JANCSÓ, István e KANTOR, Íris (orgs). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo Edusp, Fapesp, 2001

DIDI-HUBERMAN, G. Levantes. São Paulo: SESC, 2017.

DUVIGNAUD, J. Festas e Civilizações. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

EXPILLY, C. Le Brésil tel qu'il est. Paris: Arnauld de Vresse, 1862.

___________. Mulheres e costumes do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1911.

FACINA, Adriana; PALOMBINI, Carlos. O Patrão e a Padroeira: festas populares, criminalização e sobrevivências na Penha, Rio de Janeiro. In: História oral e comunidade: reparações e culturas negras. São Paulo: Letra e Voz, p. 113-137, 2016.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Editora Companhia das Letras, 2017.

HAESBAERT, R. Precarização, reclusão e “exclusão” territorial. Revista Terra Livre, v. 2, n.23, 2005.HERSCHMANN, Micael; FERNANDES, Cíntia Sanmartin. Territorialidades sônicas e re-significação de espaços do Rio de Janeiro. Logos, v. 18, n. 2, 2012.

HOLLANDA, Heloisa Buarque. Explosão Feminista: Arte, Política e Universidade. Editora: Companhia das Letras. 2018.

LAMBERG, Moritz. O Brazil. Rio de Janeiro, Editora: Lombaerts-Tipographia, 1895.

LOPES, Nei. Guimbaustrilho e outros mistérios suburbanos. Dantes Editora, 2001.

MARTIUS, SPIX E.; SPIX, Johan Baptist Von. Viagem pelo Brasil: 1817-1820. TOMO II, v. 2, 1981.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, 1995.

MUSSA, Alberto. O trono da rainha Jinga. Editora Record, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. História & Música: história cultural da música popular. Autêntica, 2002.

POHL, João Emanuel. Viagem no interior do Brasil empreendida nos anos de 1817 a 1821. FUVEST, 1951.

Queiroz, M. I. (1988). Viajantes, século XIX: negras escravas e livres no Rio de Janeiro. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, (28), 53-76. 1988.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora, v. 34, 2009.

RINCÓN, Omar. O popular na comunicação: culturas bastardas+ cidadanias celebrities. Revista ECO-Pós, v. 19, n. 3, p. 27-49, 2016.

RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem Pitoresca Através do Brasil. Tradução de Sérgio Milliet. Belo Horizonte: Editora Itatiaia,1998.

SCHWARCZ, Lilia M. Viajantes em meio ao império das festas. In: JANCSÓ, István e KANTOR, Íris (orgs). Festa: cultura e sociabilidade na América Portuguesa. São Paulo: Hucitec, 2001.

SOIHET, Rachel. A sensualidade em festa: representações do corpo feminino nas festas populares no Rio de Janeiro na virada do século XIX para o XX. In: O corpo feminino em debate. São Paulo: Unesp, p. 177-198, 2003.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Editora UFMG, 2010

TINHORÃO, José Ramos. Festa de negro em devoção de branco: do carnaval na procissão ao teatro no círio. Editora UNESP, 2012.

VELLOSO, Mônica Pimenta. As tradições populares na Belle Époque carioca. Funarte, 1988.

VON LEITHOLD, Theodor; VON RANGO, Ludwig; DE SOUSA LEÃO FILHO, Joaquim. O Rio de Janeiro visto por dois prussianos em 1819. Companhia Editora Nacional, 1966.

Publicado

2019-04-29