O pessoal é político na Revista AzMina: legitimação pelo testemunho e demandas por reconhecimento nos textos sobre maternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i3.28480

Palavras-chave:

Maternidade, AzMina, Testemunho, Legitimação, Reconhecimento.

Resumo

A partir da análise de textos sobre maternidade publicados na revista AzMina entre setembro de 2015 e maio de 2018, o presente artigo tem como objetivo analisar quais são os campos discursivos que articulam as demandas por justiça materializadas nos testemunhos da revista e a forma como tais testemunhos se coadunam a esferas de reconhecimento de uma pluralidade de formas possíveis de maternidade. Para isso, estudaremos os textos a partir dos modelos de reconhecimento propostos por Honneth (2003): a saber, as ligações emotivas fortes, a adjudicação de direitos e a orientação por valores. Nesse sentido, analisaremos as problemáticas em torno do reconhecimento nas articulações de vozes dessa publicação (em termos dos testemunhos que assumem o primeiro plano e aqueles que são silenciados) e as demandas por justiça e reconhecimento associadas a esses testemunhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professora titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Martha Alvarez Lopes Makita

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Publicado

2019-11-01