Consumo responsável no limite da produção capitalista

Autores

  • Bárbara Cristhinny Gomes Zeferino Faculdade Raimundo Marinho, Instituto Educacional Santa Cecília

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v2i3.963

Palavras-chave:

Consumo responsável. Capital. Trabalho

Resumo

O presente artigo trata sobre a problemática discussão do consumo responsável que vem crescendo diante da frequente e ameaçadora destruição do meio ambiente e da emergência de alternativas para garantir um consumo que não agrida a natureza e consequentemente a vida humana. Essa problemática tem tornado a ideia de defesa de mudanças na forma de consumo como a saída para os diversos problemas, próprios da estrutura da lógica do capital, como a desigualdade social, o desemprego, a exploração da força de trabalho, a produção de descartáveis e a degradação ambiental entre outros.

No entanto, iniciativas como essa, ainda que travem a necessidade da discussão e ganhem um caráter de denúncia sobre as ofensivas da lógica do capital, estão no limite deste modo de produção. Nesse sentido buscamos demonstrar os limites do consumo responsável para a erradicação dos problemas estruturais do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristhinny Gomes Zeferino, Faculdade Raimundo Marinho, Instituto Educacional Santa Cecília

[1] Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Mestre em Serviço Social, pela Universidade Federal de Alagoas. Docente do curso de Serviço Social na Faculdade Raimundo Marinho e no Instituto de Ensino Superior Santa Cecília. Áreas de pesquisa: Trabalho, Política e Sociedade.

Downloads

Publicado

2013-08-19