PAN-AFRICANISMO: VERTENTES POLÍTICAS, LIBERTAÇÃO AFRICANA E A ELIMINAÇÃO DA UNIDADE PAN-AFRICANA PELOS GOLPES DE ESTADO E ASSASSINATOS POLÍTICOS

Autores

  • Márcio Luis Paim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v1i8.1883

Palavras-chave:

História da África, África contemporânea, golpes de estado

Resumo

O objetivo desse artigo é fazer uma retrospectiva na História do pan-africanismo, demonstrando suas vertentes políticas, sua influência no processo de descolonização da África, assim como a eliminação do projeto da unidade pan-africana através de golpes de estado e assassinatos políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Luis Paim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Mestre pelo Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia – CEAO\UFBA. Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Compõe o quadro de professore da especialização em História social da parceria entre a Faculdade Visconde Cairu e a Associação Classista do Estado da Bahia (ACEB). Possui experiência nas áreas de História, História da África e evolução humana no continene africano, África contemporânea, cinema africano e relações Étnico raciais. Atua como educador em cursos de formação em História da África (leis 10.639\03 e 11.645\08), assim como, em cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2017-01-10