A Pequena Política e as Fake News contra a Candidata Mulher nas Eleições Presidenciais de 2018

Autores

  • Rejane GADELHA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ)
  • Roberta KERR Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ).

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v0i10.29475

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Este artigo faz parte das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NuFiPE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e se propõe analisar as fake news – notícias falaciosas nas redes virtuais – contra a candidata mulher Manuela d’Ávila no cenário eleitoral brasileiro, em 2018. A análise está consubstanciada pelos pressupostos metodológicos da filosofia da práxis, em aspectos tratados no Caderno do Cárcere 13 de Antonio Gramsci, abordando elementos que envolvem a pequena e grande políticas. Almeja-se refletir sobre possíveis impactos das fakes news na consolidação da liderança política, cultural e ideológica que constitui a hegemonia dos grupos dominantes via estratégias de persuasão e manipulação em ambientes multimidiáticos/tecnológicos. Urge, ainda, abordar a questão da mulher na política e, por fim, pensar quais são as possibilidades de organização e conscientização popular dos desfavorecidos em prol da concepção do real para superar o senso comum, alcançando uma visão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane GADELHA, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ)

Doutoranda em História Comparada pela UFRJ, Mestra em Educação, Comunicação e Cultura em Periferia Urbana pela UERJ. Professora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ) e uma das Coordenadoras de Projetos de Extensão em Informática para Educação (LIpE) do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Roberta KERR, Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ).

Doutoranda em Educação pela UFF, Mestra em Linguagem pela UFF, Especialista em Língua Portuguesa pela UERJ, Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/RJ. Professora do Ensino Fundamental (SME-RJ) e Ensino Médio (SEEDUC-RJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (NuFiPE/UFF).

Downloads

Publicado

2019-07-24