A roupa velha do novo príncipe: “Ocasionalidades” da política no Brasil contemporâneo.

Autores

  • Livia MOURIÑO Universidade Federal Fluminense
  • Mônica ROCHA Universidade Federal Fluminense
  • Teresa MARINS Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v0i10.29479

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre o conceito de partido político, na concepção ampliada, proposta pela perspectiva gramsciana.  A reflexão fará um caminho de duas mãos, a primeira de caráter epistemológico ancorando na filosofia da práxis e na construção do significado de partido político traçada no Caderno 13 por Antônio Gramsci, que toma como referência O Príncipe de Maquiavel; e a segunda traz como relevância para o debate atual a atuação da Rede Globo de Televisão, através da cobertura jornalística no segundo turno da eleição presidencial de 1989 e da manifestação a favor do impeachment da Presidente Dilma em março de 2016, que corroboram para compreender a Rede Globo de televisão como partido político no Brasil contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia MOURIÑO, Universidade Federal Fluminense

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

 

Mônica ROCHA, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Sociais Universidade Federal Fluminense, Especialista em História do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

Teresa MARINS, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2019-07-24