O “CUIDADO DE SI” NA HERMENÊUTICA DO SUJEITO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Nádia Filomena UFF

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.vi1.40460

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Para a reflexão a que me proponho evoco, principalmente, um conjunto de análises e discussões, a partir do curso proferido por Michel Foucault, no Collége de France, em 1982, publicado posteriormente sob o título de A Hermenêutica do Sujeito. No referido curso, o autor privilegia o tema das práticas de si, das técnicas de subjetivação, do vínculo histórico da subjetividade à verdade, sempre deixando claro que o sujeito suposto por essas técnicas de si, pelas artes da existência é um “eu ético”, antes que um sujeito ideal do conhecimento. Com efeito, não se trata aí de um retorno de Foucault à concepção de sujeito que ele próprio havia criticado anos antes, a de sujeito fonte de sentido, universal constituído, soberano etc., mas do sujeito ora compreendido como passível de transformação, modificável, sujeito que se constrói, que se dá regras de existência e conduta, que se forma através dos exercícios, das práticas e das técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Filomena, UFF

Psicóloga da UFF/COLUNI e professora da UNILASALLE-RJ. Palestra apresentada no II Encontros com a Filosofia, em 9 de novembro de 2006.

Referências

BADIOU, A. Para uma nova teoria do sujeito. Rio de Janeiro. Relume Dumará. 2002.

________________Ética: um ensaio sobre a consciência do mal. Rio de Janeiro. Relume Dumará. 1995.

COMTE-SPONVILLE, A. A felicidade, desesperadamente. São Paulo. Martins Fontes. 2001.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo. Martins Fontes. 2004.

_________________ “A Ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade”. In: Michel Foucault, Ditos e Escritos. Vol. V. Barros da Motta, M. (org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004. POL-DROIT, R. Michel Foucault. Entrevistas. São Paulo. Graal. 2006. CONDE RODRIGUES, H. De B. “Para desencaminhar o presente Psi: biografia, temporalidade e experiência em Michel Foucault”. In: Foucault e a Psicologia. Porto Alegre. Abrapso Sul. 2005.

Downloads

Publicado

2020-12-29