O Projeto Integralista

Autores

  • José Antonio Sepulveda UFF

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v2i2.40478

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar de forma sucinta o projeto integralista que existiu no Brasil na década de 30 do século XX. Para isso, farei uso de algumas obras produzidas pelo mentor e líder de tal projeto, Plínio Salgado. As obras utilizadas foram: “Despertemos a Nação” e “O Integralismo na vida brasileira”.O foco principal deste trabalho é situar o projeto integralista no contexto do pensamento político, buscando as bases teóricas de tal projeto. É possível observar elementos de sua obra presentes em diversos autores do período, como por exemplo Vicente Licínio Cardoso, Tristão de Athaíde, Ronald de Carvalho, Tasso da Silveira e Cassiano Ricardo. Defendo a tese de que a matriz de seu pensamento político é o conservadorismo romântico, em especial Novallis, De Bonald e De Maistre. Concordo com Dutra (1999) quando menciona algumas semelhanças de sua obra com o romantismo utópico de Michelet, em especial quando Salgado desenvolve a ideia de uma utopia pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Ricardo Benzaquen de. Totalitarismo e Revolução. O integralismo de Plínio Salgado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massa no Brasil (1932-1937). Bauru: EDUSP, 1999.

CHASIN, J. O Integralismo de Plínio Salgado: forma de regressividade do capitalismo hiper-tardio. São Paulo: Ciências Humanas, 1978.

DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Entre a melancolia e a exaltação: povo e nação na obra de Plínio Salgado. Rev. bras. Hist. vol.19 n.37, São Paulo, Sept, 1999.

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Morte e memória: a necrofilia política da Ação Integralista Brasileira (AIB). Varia Historia, vol.28, n. 48, p.889-909, Belo Horizonte: jul/dez 2012.

SALGADO, P. O Integralismo na Vida Brasileira. In: Enciclopédia do Integralismo. Rio de Janeiro: Clássica Brasileira, 1959. v. 1.

______. Manifesto da Ação Integralista Brasileira, 1932. In: Obras Completas. São Paulo: Américas, 1955.

______. Despertemos a nação in: Obras Completas. São Paulo: Américas, 1955a.

SOLA, Lourdes. O Golpe de 37 e o Estado Novo. IN: MOTA, Carlos Guilherme. Brasil em Perspectiva. Rio de Janeiro: DIFEL, 1978.

TRINDADE, Hélgio. Integralismo. O fascismo brasileiro da década de 30. Porto Alegre: DIFEL/UFRGS, 1974.

Downloads

Publicado

2014-04-01