POTENCIAIS DE REDUÇÃO DE EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO NO SETOR DE TRANSPORTES: UM ESTUDO DE CASO DA LIGAÇÃO HIDROVIÁRIA RIO-NITERÓI

Autores

  • Fatima Cristina Vaz Pinto
  • Robson Nogueira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v6i3.145

Resumo

O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás de efeito estufa, sendo a intensificação de suas emissões pelos transportes, uma das principais responsáveis pela ocorrência de mudanças climáticas ao planeta, como o fenômeno do aquecimento global. Este artigo apresenta um estudo de caso em que foram feitas estimativas para a redução de emissões de CO2 a partir da maior utilização de modalidades de transporte que apresentam maior eficiência energética, como é o caso da modalidade hidroviária de passageiros. A partir da análise do sistema hidroviário de passageiros entre os municípios do Rio de Janeiro e de Niterói, foram desenvolvidos dois cenários alternativos contemplando os potenciais de reduções para tais emissões. As principais conclusões obtidas neste estudo mostram que existem grandes potenciais para a redução de CO2 a partir do aumento da demanda de passageiros e da expansão do sistema hidroviário desta ligação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-02

Edição

Seção

Artigos