ESTUDO DA PRECIFICAÇÃO DE COMPANHIAS AÉREAS EM ROTAS DOMÉSTICAS DE LONGO PERCURSO

Autores

  • Daniele Silva Oliveira
  • Giovanna Miceli Ronzani
  • Michelle C. G. da S. P. Bandeira
  • Luciano Santos Lopes
  • Alessandro V. M. Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v8i1.167

Resumo

Este trabalho visa suprir uma carência da literatura nacional, buscando investigar a precificação das companhias aéreas no mercado doméstico de vôos de longo percurso. Foi, assim, realizada uma comparação dos preços de passagens aéreas disponíveis na Internet (web pricing) para algumas rotas selecionadas desse tipo de mercado, e oferecidas pelas três maiores companhias aéreas brasileiras. Os dados coletados foram utilizados para a estimação de uma equação de preços, utilizando-se da hipótese da existência de diferentes segmentos de passageiros. Assim, foi desenvolvida uma classificação de cenários de compra para três tipos estilizados de usuários: viajantes a negócios, turista no feriado e viajante no mês de julho. Esta análise do comportamento dos preços diante de várias situações competitivas das companhias aéreas permite um melhor entendimento dos padrões de competição no setor. Os resultados finais indicaram que: 1. As passagens oferecidas aos viajantes a negócios, as que se referem ao retorno a São Paulo e as que envolvem pouso ou decolagem no Aeroporto de Congonhas são, em geral, as mais caras; 2. que, contrariamente ao senso comum, os vôos “corujões” apresentaram passagens com preços mais elevados; e 3. que uma companhia aérea em processo de recuperação judicial apresentou-se como a alternativa low fare no mercado, provavelmente por conta da maior necessidade de geração de fluxo de caixa e dos efeitos nos custos incorridos pela proteção contra credores.

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Publicado

2010-02-02

Edição

Seção

Artigos