INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA NACIONAL DE APOIO AO COMÉRCIO EXTERIOR: HIERARQUIZAÇÃO DAS UNIDADES PORTUÁRIAS

Autores

  • Wanda Fritsch da Silva e Souza
  • Geraldo da Silva e Souza

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v9i1.179

Resumo

Com a utilização de Componentes Principais derivam-se índices lineares multidimensionais com o intuito de avaliar os portos brasileiros quanto a sua importância relativamente às características de Oferta de Infra-estrutura, Resultados Operacionais, Aspectos Geo-econômicos e Demanda Projetada para o ano de 2011. Os postos (ranks) normalizados pelo máximo dos escores dos portos nesses construtos são utilizados, como insumos e produtos, em modelos de Análise de Envelopamento de Dados (DEA), comcaracterísticas de avaliação multicritério, na determinação de uma ordenação de importância dos portos brasileiros. Tal ordenação é original, tem base não subjetiva e pode servir ao propósito de determinação de prioridades na alocação de recursos nas unidades portuárias, no contexto de seu suporte ao comércio exterior brasileiro.

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Publicado

2010-02-02

Edição

Seção

Artigos