COLABORAÇÃO COM UNIVERSIDADE E AS ATIVIDADES PARA INOVAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Rosane Argou Marques, Isabel Maria Bodas Freitas

Resumo


O objetivo desse artigo é mapear a relação universidade-empresa no Brasil. O método utilizado foi estudo de casos com dados coletados por meio de entrevistas com nove coordenadores de grupos de pesquisa de instituições públicas. Observou-se que acolaboração com empresas é, na maior parte dos casos, para apoiar as empresas no desenvolvimento de novos produtos e processos. A colaboração para capacitação de funcionários das empresas e a utilização da infra-estrutura da universidade é também comum. Os projetos colaborativos são iniciados pelas empresas ou por pesquisadores acadêmicos que propõem um projeto específico para melhoria de processos ou para melhorar a posição da empresa no mercado. Finalmente, os resultados sugerem que
pesquisadores acadêmicos no Brasil parecem ter uma attitude mais empreendedora com relação à colaboração com empresas industriais do que aqueles de países desenvolvidos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/engevista.v9i2.202

Apontamentos

  • Não há apontamentos.