AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL DO CRAVAMENTO EM COLUNAS DE DIREÇÃO

Autores

  • Alexandre Santos Francisco
  • Ivan Napoleão Bastos

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v10i1.213

Resumo

Diversas partes das colunas de direção de automóveis são fixadas por interferência de diâmetros e, adicionalmente, por ação de cravamento mecânico. Para determinar o efeito destes procedimentos na fixação dos rolamentos nas juntas de colunas de direção foram realizados ensaios de remoção dos rolamentos. Foram testadas populações amostrais das juntas com e sem cravamento. A influência dos procedimentos de cravamento e da interferência dimensional na integridade das colunas de direção foi determinada experimentalmente com curvas força versus deslocamento. Os resultados indicaram que o cravamento mais que dobra a força de remoção e aumenta em 24% a energia absorvida na remoção total. Testes estatísticos de aderência mostraram que a força de remoção obedece a uma distribuição log-normal. A partirdestes dados pôde-se determinar a confiabilidade estrutural das juntas de colunas de direção, cujo resultado indica que com o cravamento a taxa esperada de falha é próxima de zero para uma carga mínima de 2000 N. Este trabalho permitiu conhecer a importância do cravamento no procedimento de sujeição de juntas automotivas, e estabelecer novos padrões na montagem das colunas de direção, usando argumentos mecânicos e estatísticos.

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Publicado

2010-02-02

Edição

Seção

Artigos