APLICAÇÃO DO SOFTWARE COMSOL NA ANÁLISE DE LIMITAÇÕES DIFUSIONAIS INTERNAS DE CALOR E MASSA EM CATALISADORES POROSOS COM FORMAS GEOMÉTRICAS NÃO CONVENCIONAIS

Autores

  • Rosenir Rita de Cássia Moreira da Silva UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v13i2.267

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação de softwares, especialmente o COMSOL, em problemas envolvendo cálculos complexos, em particular, os relacionados às limitações difusionais internas à transferência de massa e calor, simultâneos, que ocorrem em reações químicas catalíticas usando, como catalisadores, sólidos porosos com diferentes geometrias. Um exemplo de aplicação é apresentado utilizando-se catalisadores comerciais, de diversas geometrias, empregados no processo industrial de reforma a vapor do metano. O problema é formulado a partir das equações gerais da conservação de massa e energia, disponíveis no COMSOL e resolvido utilizando os métodos numéricos presentes no software.  As soluções são apresentadas em forma de gráficos uni, bi e tridimensionais permitindo-se uma boa visualização dos gradientes de concentração e temperatura no interior dos grãos catalíticos. Foram também determinados os fatores de efetividade para diversas geometrias dos grãos e os resultados comparados com as soluções existentes para grãos em forma de cilindro infinito através de rotinas desenvolvidas no software MAPLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenir Rita de Cássia Moreira da Silva, UFF

Engenheira Química, formada pela UFF em 1977, com mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ em 1981 e 1992, respectivamente. Professroa da UFF, do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, desde 1979, tendo ministrado diversas disciplinas.  Atualmente Professroa Associada nível 3. Atua na área de catálise para geração de hidrogênio, reatores catalíticos, transferência de massa e ensino em engenharia.  Desenvolve trabalhos de pesquisa também ustilizando software Maple e COMSOL no ensino de transferência de massa e cinética heterogênea no curso de eng. quimica.  Professora do curso de Especialização de Petróelo e Gás, desde 2004, na disciplina de Petroquímica.  Professora do curso de mestrado em Engenharia Química da UFF desde 2009, na disciplina de Fenômenos de Transporte Avançado e de Catálise Heterogêna.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Artigos