ESTUDO COMPARATIVO DE MOTORES DIESEL MARÍTIMOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE LUBRIFICANTES USADOS E ENGENHARIA DE CONFIABILIDADE

Autores

  • Oberdan Carrasco Nogueira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mauro de Vasconcellos Real Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v13i3.300

Resumo

O estudo apresenta a comparação de desempenho operacional de motores de combustão principais de embarcações de suporte a plataformas de petróleo, utilizando dados de desgaste de componentes dos motores obtidos através das análises dos lubrificantes em operação nos mesmos, e modelagem estatística do comportamento de falhas em função do tempo de operação dos equipamentos. Primeiramente efetuou-se o estudo dos resultados das análises dos lubrificantes em uso nos motores, obtendo as distribuições de probabilidade dos tempos de falhas da vida para os motores dois-tempos e quatro-tempos. Após esta etapa, realizou-se a modelagem dos motores, utilizando Distribuição de Weibull, em função de seus principais componentes, utilizando a técnica de Diagrama de Blocos, determinando o comportamento dos tempos de falhas de cada subsistema, e posteriormente, dos equipamentos, obtendo-se os correspondentes parâmetros das distribuições. De posse dessas informações, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de confiabilidade, obtendo consequentemente intervalos ótimos para intervenções de manutenção preventiva nos equipamentos.

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Biografia do Autor

Oberdan Carrasco Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola de Engenharia - Engenharia de Manutenção e Confiabilidade aplicada a Equipamentos Oceânicos

Mauro de Vasconcellos Real, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola de Engenharia - Engenharia de Manutenção e Confiabilidade aplicada a Equipamentos Oceânicos

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Publicado

2011-03-12

Edição

Seção

Artigos