DEGRADAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PROVENIENTES DA SUINOCULTURA EMPREGANDO O PROCESSO DE BIOAUMENTAÇÃO

Autores

  • Soraya Moreno Palácio Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Laércio Miguel Richter BIOTECNAL LTDA
  • Dilcemara Cristina Zenatti Universidade Federal do Paraná
  • Tatiany Aparecida Barbiero Tomimitso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Daniele Alves Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v14i2.310

Resumo

A aplicação de resíduos orgânicos provenientes da suinocultura no solo pode suprir a demanda de nitrogênio nas plantas. Entretanto, aplicações contínuas ou de altas doses, podem causar sérios danos ambientais e para a saúde humana. Desta forma os objetivos deste trabalho foram 1) estudar o efeito da bioaumentação na aceleração da degradação de dejetos de suínos no solo e 2) avaliar a redução da lixiviação de formas nitrogenadas, com ênfase no nitrato. Para tanto, três experimentos foram conduzidos: 1) estudo do efeito da inoculação de bactérias do gênero Bacillus na taxa de respiração em solo adubado com dejeto de suínos; 2) efeito da inoculação na redução da carga poluidora de dejetos de suínos através da avaliação da DQO, nitrogênio orgânico e amônia e 3) efeito da inoculação na lixiviação de formas nitrogenadas (amônia, nitrito e nitrato) em solos adubado com dejeto de suínos. O inoculo utilizado foi uma mistura de três espécies em quantidades iguais, a saber: B. subtilis, B. licheniformis e B. polymyxa. A produção de CO2 não foi aumentada em função da inoculação dos micro-organismo, porém houve uma redução da carga orgânica no segundo experimento, mostrando que a inoculação favoreceu a degradação. A diminuição da lixiviação de nitrato com o acúmulo de amônia, mostrada no terceiro experimento evidencia a reação de desnitrificação, envolvendo a redução do nitrato a amônia via nitrito, em um processo chamado amonificação, que ocorre em conjunto com o processo de metanogênese, o que justifica a degradação sem aumento na produção de CO2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Moreno Palácio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do Curso de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorado em Ciências na área de Química, atuando em controle de poluição e tratamento de efluentes.

Laércio Miguel Richter, BIOTECNAL LTDA

Químico da empresa BIOTECNAL LTDA, atua na área de tratamento biológico de efluentes domésticos e industriais.

Dilcemara Cristina Zenatti, Universidade Federal do Paraná

Processo do Curso de Biocombustíveis na Universidade Federal do Paraná - campus de Palotina. Doutora em Engenharia Agrícola.

Tatiany Aparecida Barbiero Tomimitso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

2012-01-12

Edição

Seção

Artigos