PRODUÇÃO MAIS LIMPA APLICADA AO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS EM COMPÓSITOS DE RESINA POLIÉSTER INSATURADO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO

Autores

  • Renato Jean Sevald Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Noeli Sellin Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v14i3.396

Resumo

Neste trabalho, a gestão dos resíduos sólidos classe II, classificados conforme ABNT NBR 10.004, foi realizada a partir de diagnóstico aplicado nos processos produtivos de moldagem por injeção de resina (RTM - Resin Transfer Molding) e moldagem por compressão (SMC - Sheet Molding Compound) empregados na fabricação de peças em compósitos formados por resina poliéster insaturado reforçado com fibra de vidro, aplicando ações de produção mais limpa, priorizando a redução na fonte, e posteriormente reutilização e recuperação O diagnóstico consistiu no levantamento dos resíduos, quantificação e identificação da área geradora, antes e depois da aplicação da gestão dos resíduos. Com as ações tomadas, observou-se redução de 67,3 Kg de resíduos sólidos classe II por tonelada de produtos produzidos, representando uma redução de 24,81 %. Em valores absolutos, no período analisado, obteve-se uma minimização de 22.079,64 Kg, o que representou uma economia de mais de R$ 2.800,00 por mês, somente com destinação final dos resíduos para aterro industrial. Com as medidas adotadas e com as propostas de minimização, ao longo de um ano, a receita obtida seria de mais de R$ 55.000,00.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Jean Sevald, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduado em Engenharia Ambiental (2011) pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Atualmente, atua como analista ambiental na empresa Tecnofibras Ltda. Tem experiência em gestão ambiental e da qualidade em processo industrial de fabricação de peças em compósitos poliméricos.

Noeli Sellin, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora pesquisadora e leciona nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia Mecânica e no curso de Mestrado em Engenharia de Processos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência em engenharia química, com ênfase em processos industriais e produção mais limpa, com projetos envolvendo os seguintes temas:propriedades e processos de tratamento de superfície de materiais; materiais poliméricos e compósitos; tratamento e reaproveitamento de resíduos agrícolas, agroindustriais e industriais; conversão termoquímica de resíduos (biomassa) por combustão, pirólise e briquetagem.

Downloads

Publicado

2012-07-10

Edição

Seção

Artigos