CARACTERIZAÇÃO FÍSICO - QUÍMICA DA FIBRA DE COCO VERDE PARA A ADSORÇÃO DE METAIS PESADOS EM EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE TINTAS

Autores

  • Kaio Masiel Dema da Silva UNOPAR
  • Luciana Cristina SOTO HEREK REZENDE UEM
  • Rosângela Bergamasco UEM
  • Cynthia Algayaer da Silva UNIVERISDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Davana silva Gonçalves UNIVERSIDADE ESTAUDAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v15i1.387

Resumo

A poluição por metais pesados presentes em efluentes industriais agravou-se nas últimas décadas, aumentando desta forma a preocupação das indústrias em tratar seus efluentes corretamente, somadas às buscas por técnicas de baixo custo. Tem-se registrado um aumento significativo em pesquisas tecnológicas com o uso de biomassas como material biossorvente de metais e compostos orgânicos devido às propriedades adsortivas, abundância e ser uma fonte renovável. Visando a grande procura à novas biomassas, realizou-se a caracterização físico- química na fibra do coco verde in natura, pois esta apresenta morfologia porosa e rica em carboxila, hidroxila, carbonila dentre outros grupos funcionais ativos responsáveis pela adsorção. Posteriormente realizou-se o tratamento do efluente proveniente da indústria de tintas à base d’água, para tanto fez-se uso do tratamento segundo Merci (2010) baseado na aplicação da fibra de coco verde in natura; a fim de avaliar a capacidade de adsorção para os íons de metais propondo um biossorvente alternativo no tratamento de águas residuárias de indústrias de tintas. Os resultados das análises demonstraram quimicamente que a fibra do coco apresenta as características apropriadas para o processo de biossorção de metais pesados em efluentes a base de água e que podem ser utilizadas como uma alternativa aos processos de tratamento de águas residuárias.

 

Palavras Chave: Biossorção, Fibra de Coco Verde, Metais Pesados, Efluente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio Masiel Dema da Silva, UNOPAR

acadêmico do curso de Química Industrial

Luciana Cristina SOTO HEREK REZENDE, UEM

Química bacharel e licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringa, 2009. Professor aDJUNTO da universidade eStadual de Maringá, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Rosângela Bergamasco, UEM

professor titular da Universidade estadual de Maringá (Departamento de Engenharia Química)

Cynthia Algayaer da Silva, UNIVERISDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Acadêmica do Programa de Põs Graduação de Engenharia Quîca - Departamento de Engenharia Química

Davana silva Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTAUDAL DE MARINGÁ

Acadêmica não regular do Programa de Pós Graduação em Química - Departamento de Química

Downloads

Publicado

2012-11-16

Edição

Seção

Artigos