GESTÃO DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA DOS RIOS MACACU, CACERIBU, GUAPI-AÇU E GUAPI-MACACU, RJ, BRASIL

Autores

  • Myriam Bandeira Vianna REMADS - UFF
  • Julio Cesar Wasserman REMADS - UFF
  • Otílio Machado Bastos Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFF
  • Renato Gomes Sobral Barcellos Instituto Federal Fluminense - Quissamã
  • Alynne Silva Barbosa Instituto Biomédico - UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v15i3.473

Resumo

A importância da manutenção da qualidade da água dos corpos d’água que abastecem as cidades se deve não somente ao cuidado com a saúde dos que a consomem, mas também aos elevados custos com os tratamentos. O presente trabalho teve como objetivo fazer o diagnóstico bacteriológico da água dos rios Macacu, Caceribu, Guapi-Açu e Guapi-Macacu. Os mananciais estudados estão situados na área de influência do COMPERJ, fazendo parte da bacia do Guapi-Macacu, responsável pelo abastecimento dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Ilha de Paquetá, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Durante um período de nove meses, foram realizadas análises bacteriológicas mensais para bactérias coliformes totais e termotolerantes para a avaliação da qualidade da água. As análises serviram de base para as medidas propostas para melhorar o controle das bactérias contaminantes, como parte do sistema de gestão da qualidade da água para consumo humano da região em foco. Foram coletadas 81 amostras de água de 9 pontos diferentes. As análises bacteriológicas foram realizadas pelo método do Número Mais Provável (NMP) utilizando a técnica dos tubos múltiplos. Os resultados das análises indicaram NMP elevados de coliformes totais e termotolerantes para todos os pontos, acima dos previstos pelas normas ambientais de potabilidade e balneabilidade para todos os pontos pesquisados. Observou-se que visando ao fornecimento de água de boa qualidade para consumo humano é necessário que as empresas de água e as agências ambientais desenvolvam sistemas de monitoramento para o controle da qualidade da água e ações para melhorar os índices de contaminação da água bruta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myriam Bandeira Vianna, REMADS - UFF

Pesquisador Associado na Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - REMADS-UFF atua em projetos envolvendo temas na área de Gestão Estratégica de Informações Ambientais Aplicadas à Microbiologia e à Recursos Hídricos.Possui graduação em Ciências Físicas e Biológias, em Farmacia e em em Direito, com atuação como Delegada Ambiental da OAB(2002). É professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico, 

Julio Cesar Wasserman, REMADS - UFF

Pós-doutorado em Química ambiental, Professor do Departamento de Geoquímica da UFF e Coordenador da Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Geoquímica e em Sistemas de Gestão da UFF, Possui mais de 50 artigos publicados em periódicos com corpo editoria, 16 capítulos de livros, editou 4 livros e inúmeros trabalhos em congressos, conferências e simpósios. Orientou 6 alunos de doutorado e 18 alunos de mestrado. Atua como consultor nos processos de licenciamento ambiental de diversos tipos de empreendimentos na área costeira, oceânica e continental

Otílio Machado Bastos, Departamento de Microbiologia e Parasitologia - UFF

Médico pela Universidade Federal Fluminense (1981), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1987) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana e Protozoologia.

Renato Gomes Sobral Barcellos, Instituto Federal Fluminense - Quissamã

Professor de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Quissamã Pesquisador Associado na Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - REMADS-UFF atua em projetos envolvendo temas na área de Gestão Estratégica de Informações Ambientais Aplicadas à Ocupação Territorial e à Recursos Hídricos. Pós-Doutor REMADS (2010 - UFF) Doutorado e Mestrado em Geociências (Geoquímica Ambiental - UFF) Especialização em Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas (2008 - UFF) Bacharelado e Licenciatura em Geografia (1998 - UFF)

Alynne Silva Barbosa, Instituto Biomédico - UFF

Doutoranda em Medicina Tropical - Fundação Oswaldo Cruz (em andamento). Mestre em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Médica Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de parasitos zoonóticos veiculados pela água, solo e animais.

Downloads

Publicado

2013-03-07

Edição

Seção

Artigos