EQUILÍBRIO DE ADSORÇÃO DE C11 e C12 SOBRE O SAPO-18 E A ZEÓLITA NaCaA

Autores

  • Diego Angelo De Araújo Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Luiz Antônio Magalhães Pontes Universidade Salvador
  • Silvana Mattedi e Silva Universidade Federal da Bahia
  • Maritza Montoya Urbina Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Osimar Sousa da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v16i4.573

Resumo

O processo de separação de n-parafinas das ramificadas, naftênicas e aromáticas no refino de petróleo é realizada por meio de adsorção sobre peneiras moleculares. Parafinas lineares possuem um grande interesse de estudo porque são utilizadas na fabricação de diversos produtos, dentre eles o LAB (linear alquilbenzeno), empregado na produção de detergentes biodegradáveis. O presente trabalho tem como objetivo a obtenção dos dados de equilíbrio de adsorção de parafinas lineares (C11 e C12) sobre o SAPO-18 e a zeólita NaCaA. Os adsorventes foram sintetizados pelo método hidrotérmico e caracterizados através da Difração de Raios-X (DRX), Fluorescência de Raios-X (FRX), Análise Termogravimétrica (TG) e Isoterma BET. A seguir foram obtidas as isotermas de adsorção em banho finito para as parafinas estudadas. As concentrações foram determinadas utilizando um cromatógrafo a gás, equipado com detector FID e coluna capilar tipo OV1. A quantidade adsorvida foi calculada por meio de um balanço de massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Angelo De Araújo Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduado em Engenharia Química pela UFRN em 2007. Mestre em Engenharia Química pelo PPGEQ/UFRN em 2009 e Aluno de Doutorado em Engenharia Química do DMEQ/UFBA. Professor do Curso Técnico em Petróleo e Gás do IFRN Campus Mossoró.

Luiz Antônio Magalhães Pontes, Universidade Salvador

Formado em Engenheira Química - EQ pela UFRJ (1981), mestre em EQ pela COPPE/UFRJ (1984) e doutor em EQ pela UNICAMP (1997). Professor titular da Universidade Salvador - UNIFACS e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia - UFBA , Coordenador da Rede de Catalise Norte Nordeste (RECAT), professor do Mestrado em Energia da Unifacs e do Doutorado Multiinstitucional em Engenharia Química UFBA/UNIFACS. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em petróleo, gas e petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: catalise, energia, ambiente, biocombustíveis e qualidade de combustíveis.

Silvana Mattedi e Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestre em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutora em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou estágio pós-doutoral em Química Teórica no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos em 2003. Realizou estágio pós-doutoral na área de Termodinâmica de líquidos iônicos na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Atualmente é professora associada II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas:equilíbrio de fases, equacao de estado e dados experimentais.

Maritza Montoya Urbina, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Química Industrial - Universidad Centroamericana (1985). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992) . Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes áreas: Preparação, caracterização e atividade catalítica de catalisadores para a Indústria Petroquímica.

Antonio Osimar Sousa da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Catálise e Petroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese hidrotérmica de zeólitas e outras peneiras moleculares, termogravimetria, materiais mesoporosos, reações catalíticas.

Downloads

Publicado

2014-04-08

Edição

Seção

Artigos